Praia Grande pede novo viaduto e VLT ao Estado
Uma reunião foi feita visando melhorar a mobilidade urbana


A Prefeitura de Praia Grande pediu ao Governo de São Paulo a implantação de um novo viaduto na Curva do ‘S’ e uma ligação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Elas foram apresentadas durante reunião com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.
A Administração Municipal explicou que a prefeita Raquel Chini (PSDB) se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. As solicitações dos projetos e as obras de mobilidade urbana foram solicitados junto ao Governo do Estado. Além disso, um novo contrato com a Sabesp e possíveis investimentos na área da habitação no município também foram discutidos.
A prefeita de Praia Grande pleiteou a duplicação do viaduto da Curva do ‘S’, a ligação do VLT com o município e a implantação do BRT (Bus Rapid Transport) nas marginais da Via Expressa Sul e Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A Prefeitura explica que as três ações, são fundamentais para solucionar questões ligadas a mobilidade urbana da cidade.
O novo viaduto na Curva do ‘S’ tem como objetivo solucionar o problema dos congestionamentos que estão ocorrendo nos horários de pico. Grande fluxo de veículos no período da manhã e no início da noite são constatados. A médio prazo, esse viaduto terá impacto considerável e será importante também para o desenvolvimento do Complexo Andaraguá.
O VLT na Praia Grande
De acordo com o projeto elaborado pela administração municipal, o trecho do VLT que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km. Ele sairia da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente, com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada. Em seguida, iria percorrer pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.
O tema já foi abordado pela prefeita durante reunião realizada em fevereiro com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Além disso, o secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, já protocolou também no segundo mês deste ano junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na cidade.
LEIA TAMBÉM



