BertiogaEconomia

Fase de transição é prorrogada em Bertioga

Ela deve durar mais duas semanas e novas regras foram estabelecidas na cidade

Depois que o Governo de São Paulo anunciou a prorrogação da fase de transição e a flexibilização dos comércios e restaurantes, Bertioga informou novas regras. Elas começam a valer já neste sábado e diversas atividades poderão funcionar por mais tempo. Só que o toque de recolher também foi ampliado.

Agora, segundo a nova medida, ela ocorrerá das 21h às 5h todos os dias. Já sobre o comércio, os shoppings centers, galerias e similares poderão realizar atendimento presencial, e consumo no local todos os dias, das 6 às 21h. Mas todos os protocolos sanitários devem ser respeitados e a taxa máxima de ocupação é de 40%. O drive thru é permitido todos os dias, mas até às 21 horas. Já o delivery pode funcionar até às 22 horas, inclusive para os estabelecimentos do ramo de alimentação.

Também está permitida a montagem de mesas e cadeiras na Praça de Alimentação, observando o distanciamento de 1,5 m e a taxa máxima de ocupação de 40%. O funcionamento das áreas recreativas e estabelecimentos de jogos em geral está proibido.

Comércio em geral

O comércio em geral está permitido atendimento presencial todos os dias, das 6 às 21 horas, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%. O delivery está liberado todos os dias, até às 22 horas.

As lojas de conveniência podem realizar atendimento presencial e drive thru todos os dias, das 6 às 21 horas. Para o consumo no local, o estabelecimento deve respeitar os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%. A venda de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 20 horas.

Está proibido o atendimento presencial e consumo no local em bares e adegas. Fica permitido somente delivery e drive thru, de segunda a sábado, das 6 às 21 horas.

Atividades esportivas e salões de beleza

Nas academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica ficam permitidas apenas atividades individuais, das 6 às 21 horas, respeitando a taxa máxima de ocupação de 40% e todos os protocolos sanitários. As atividades coletivas e de contato pessoal estão proibidas.

Nos salões de beleza, estética e barbearias está permitido o atendimento presencial todos os dias, das 6 às 21 horas, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%.  Está proibida a comercialização de bebidas ou qualquer outra atividade interna que gere permanência ou aglomeração de pessoas.

Ramo alimentício

Os supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, quitandas, peixarias e Mercado Municipal de Pescados estão autorizados a funcionar todos os dias com atendimento presencial, drive thru e delivery, das 6 às 22 horas.  O consumo no local está permitido, limitado a taxa máxima de ocupação de 40%, respeitando todos os protocolos sanitários.

Em restaurantes, lanchonetes e similares está permitido o consumo no local e retirada, todos os dias, das 6 às 21 horas, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%. A tolerância de uma hora para que os clientes que já estejam no local terminem suas refeições. Está permitido delivery 24 horas todos os dias e o drive-thru pode acontecer até às 22 horas. A partir deste horário deverão estar com as portas fechadas e sem nenhum cliente no interior do estabelecimento.

Nas casas lotéricas continua   permitido o atendimento presencial, com controle de filas, internas e externas, e espaçamento de 1,5 m, de segunda a sábado, das 6 às 20 horas, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%.

Cultura e lazer

As atividades culturais estão permitidas a acontecer de maneira presencial, das 6 às 21 horas, respeitando a taxa máxima de ocupação de 40% e cumprindo todos os protocolos sanitários. Também está liberado o funcionamento de parques municipais, das 6 às 18 horas, de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.

Os ambulantes de praia e de rua que desempenham exclusivamente atividades relacionadas à alimentação, poderão trabalhar desde que observados o horário de funcionamento até às 19 horas. São permitidos serviços de retirada (take away) e delivery, mas que sejam seguidos os protocolos sanitários. Fica permitido o consumo no local, somente para clientes sentados, podendo ser utilizados três jogos de mesas, contendo uma mesa e quatro cadeiras cada, bem como um guarda-sol por mesa. A montagem de tendas está proibida.

As praias seguem permitidas para realização de atividades físicas individuais e comércio ambulante. Segue proibida a montagem de mesas, cadeiras, tendas e guarda-sóis ou qualquer tipo de estrutura por moradores, veranistas, turistas, condomínios, hotéis, pousadas e similares (exceto ambulantes).

Religião e escolas

As atividades religiosas presenciais, individuais e coletivas devem respeitar o horário máximo de funcionamento até às 20 horas, com uma hora de tolerância. A taxa máxima de ocupação tem que ser de 40%. Além disso o distanciamento entre os assentos deve ser de 1,5 m, cumprindo todos os protocolos sanitários.

Nas escolas particulares e de cursos livres (tais como de idiomas, profissionalizantes, de informática e outros), as aulas e atividades presenciais. Só que a taxa máxima de ocupação é de 40% e adotando todos os protocolos sanitários, seguem liberadas, das 6 às 21 horas.

LEIA TAMBÉM

Fase de transição é prorrogada, mas tem flexibilizações

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo