EconomiaGuarujá

Guarujá tem funcionamento de comércios e restaurantes por mais tempo

Novas regras da fase de transição são informadas

A partir deste sábado (8) começam a valer as novas regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e restaurantes no Guarujá. A Prefeitura informa que os serviços e o comércio em geral estão liberados a funcionar das 6 até às 21 horas. Mas todos devem estar com 30% da capacidade máxima.

Estão dentro das medidas os comércios em geral e ambulantes; shoppings centers; bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques; barbearias, salões de beleza e clínicas de estética; academias, estúdios de pilates, crossfit, artes marciais, piscinas e similares. Além disso, as atividades culturais estão permitidas.

Mas em todos os estabelecimentos segue obrigatório o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários, o distanciamento social e demais medidas. Os comércios considerados essenciais, como farmácias, postos de combustíveis; mercados, supermercados, hipermercados e padarias; clínicas veterinárias e hospitais veterinários; comércio atacadista de hortifrutigranjeiros, entre outros, podem funcionar sem restrição de dia ou horário.

As agências bancárias podem funcionar para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, devendo realizar triagem e organizar filas de espera com distanciamento de três metros, em especial em ambientes fechados.

Atividades sociais com controle

Está permitida a realização de atividades sociais controladas, como aniversários, casamentos, formaturas, confraternizações e semelhantes. Estas devem ser realizadas por até oito horas, entre as 12 e 21 horas, com prazo para montagem e desmontagem em até duas horas, além de utilização de até 30% da capacidade do estabelecimento – dispositivo semelhante ao adotado às demais atividades comerciais.

Assim como nos comércios, é obrigatório o uso de máscaras faciais por frequentadores, organizadores e funcionários, bem como observar o distanciamento de um metro e meio entre pessoas e mesas, aferição de temperatura corporal dos participantes e utilização de lista de convidados, por escrito, para controle de ocupação. Em relação às mesas, é permitida ocupação por até oito pessoas, preferencialmente da mesma família.

Está proibida a utilização de equipamentos ou aparelhos de uso coletivo e pista de dança. Os equipamentos de entretenimento individuais podem ser colocados em funcionamento, mas deverá observar o distanciamento mínimo de um metro e meio entre usuários e constante higienização.

As academias esportivas, estúdio de pilates e yoga, crossfit, artes marciais e piscinas deverão limitar a quantidade de alunos no interior do estabelecimento, de modo a permitir o distanciamento mínimo de dois metros entre os frequentadores.

Lazer e cultura

Bares, restaurantes e similares poderão disponibilizar música ao vivo a seus clientes durante o período de funcionamento. No entanto, os estabelecimentos devem garantir que todos permaneçam sentados durante as apresentações.

As feiras livres podem funcionar de terça a domingo, das 7 às 12 horas, de um lado da via, com redução de 50% das barracas e espaçamento de dois metros entre eles.

Nas praias e ruas públicas, seguem permitidas apenas as atividades físicas individuais, sendo proibida a permanência de pessoas e colocação de guarda-sóis, mesas e cadeiras na faixa de areia das praias, tanto por particulares quanto por ambulantes.

Seguem proibidas as locações de imóveis para fins turísticos por meio de imobiliárias, plataformas digitais, sites de hospedagem e similares. O Município também seguirá coibindo o turismo de um dia, com a proibição da entrada de vans e ônibus turísticos.

LEIA TAMBÉM

Fase de transição é prorrogada em Bertioga

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo