Cobra e tamanduá são resgatados de residências em São Vicente
Eles foram devolvidos para a natureza


Uma cobra da espécie jararaca e um tamanduá foram resgatados em duas residências de São Vicente. Os animais foram devolvidos à natureza no mesmo dia, em uma região de mata fechada, pela Guarda Civil Ambiental.
Segundo o Pelotão Ambiental da GCM, o primeiro animal encontrado foi uma jararaca-da-mata (Bothrops jararaca), no bairro Itararé. Um idoso contratado para fazer a limpeza da área dos fundos da residência estava cortando touceiras – um tipo de planta – quando encontrou a serpente, que se escondeu em seguida.
O homem acionou a Guarda Ambiental, que foi ao local para resgatar o réptil. A jararaca-da-mata costuma ficar camuflada sob folhas secas, e quando ameaçada, achata-se e bate a cauda sobre as folhas. Por conta disso, os guardas precisaram cortar ainda mais as touceiras até encontrá-la e resgatá-la.
Em seguida, os profissionais foram chamados para uma ocorrência na Rua Mecanizada, no bairro Samaritá, Área Continental de São Vicente. Lá, um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi encontrado em um quarto, na área dos fundos de uma residência. Ele foi resgatado sem dificuldades e encaminhado para a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) Rio Branco.
Uma veterinária especialista em fauna silvestre fez uma avaliação clínica no animal e constatou que estava saudável, liberando-o para soltura imediata. O tamanduá e a jararaca foram soltos em uma área de mata fechada no Parque Estadual Serra do Mar.
LEIA TAMBÉM



