Meio AmbienteSão Vicente

Cobra e tamanduá são resgatados de residências em São Vicente

Eles foram devolvidos para a natureza

Uma cobra da espécie jararaca e um tamanduá foram resgatados em duas residências de São Vicente. Os animais foram devolvidos à natureza no mesmo dia, em uma região de mata fechada, pela Guarda Civil Ambiental.

Segundo o Pelotão Ambiental da GCM, o primeiro animal encontrado foi uma jararaca-da-mata (Bothrops jararaca), no bairro Itararé. Um idoso contratado para fazer a limpeza da área dos fundos da residência estava cortando touceiras – um tipo de planta – quando encontrou a serpente, que se escondeu em seguida.

O homem acionou a Guarda Ambiental, que foi ao local para resgatar o réptil. A jararaca-da-mata costuma ficar camuflada sob folhas secas, e quando ameaçada, achata-se e bate a cauda sobre as folhas. Por conta disso, os guardas precisaram cortar ainda mais as touceiras até encontrá-la e resgatá-la.

Em seguida, os profissionais foram chamados para uma ocorrência na Rua Mecanizada, no bairro Samaritá, Área Continental de São Vicente. Lá, um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi encontrado em um quarto, na área dos fundos de uma residência. Ele foi resgatado sem dificuldades e encaminhado para a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) Rio Branco.

Uma veterinária especialista em fauna silvestre fez uma avaliação clínica no animal e constatou que estava saudável, liberando-o para soltura imediata. O tamanduá e a jararaca foram soltos em uma área de mata fechada no Parque Estadual Serra do Mar.

LEIA TAMBÉM

Polícia Ambiental resgata jabuti mantido em cativeiro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo