SantosSaúde

Santos realiza campanha do Maio Roxo

Iniciativa promove o alerta para a saúde intestinal

Quem sentiu uma perda de peso sem motivo, dores abdominais que já duram mais de 3 meses devem ficar espertos. Em Santos começou a campanha do Maio Roxo, onde é enviado o alerta para a saúde e doenças intestinais, especialmente a doença inflamatória intestinal. Ela não tem cura, mas conta com tratamento.

A Prefeitura informa que os pacientes devem procurar o Ambesp da Zona Noroeste para obter o tratamento. O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal ocorreu nessa quarta-feira (19) e diversas ações de conscientização serão feitas. Segundo a gastroenterologista Bianca Schiavetti, Santos realiza o atendimento em 200 pacientes fixos atendidos mensalmente.

O Ambesp da Zona Noroeste, localizado na Rua Professor Luiz Gomes Cruz, bairro do Castelo, faz o serviço segundas-feiras, das 14h às 17h, e às quartas-feiras, das 9h às 12h. “Alguns estão em tratamento há dez anos”, conta a profissional.

Segundo explica Bianca Schiavetti, os pacientes atendidos no ambulatório chegam, basicamente, por encaminhamento das policlínicas, onde os profissionais receberam capacitação para diagnóstico e tratamento adequados. “Os casos não confirmados acabam sendo encaminhados para gastroenterologistas, proctologistas ou outro especialista”.

Programação

Bianca conta que, por conta da pandemia, este ano não estão ocorrendo atividades presenciais do Maio Roxo. Os interessados em obter mais informações sobre as DIIs podem acessar o instagram dela (@drabiancaschi), onde estão disponíveis vídeos sobre as DIIs relacionados com atividades esportivas, transporte de medicamentos, entre outros.

No próximo domingo (23), às 14h30, ela fará uma live em seu instagram com um paciente que é atleta. Já na segunda-feira (24), a responsável pelo ambulatório participa de um encontro, via Zoom, com residentes do Programa da Saúde da Família.

LEIA TAMBÉM

Portuários se reúnem na Prefeitura de Santos e pedem vacina

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo