BertiogaCananeiaGuarujáIguapeSantosSão SebastiãoTransportes

Pedestres e ciclistas da travessia de balsas vão ter que preparar o bolso

O serviço faz a ligação entre as cidades litorâneas deverá passar por concessão à iniciativa privada

Nesta quarta-feira (26) houve a audiência pública para discutir a concessão do sistema de travessias litorâneas por balsas ou barcas no Estado. As exigências dos investimentos que serão colocados para a empresa vencedora foram impostos. Quem ganhar a licitação deverá oferecer um maior desconto tarifário para pedestres e ciclistas, usuários dos chamados “modais verdes”.

Na apresentação do projeto de concessão pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) foi ressaltado que o modelo tarifário atual não passa por reajuste desde 2018 e que não há uma lógica sistêmica. Pois cada modal tem um valor de cobrança.

Com isso, o projeto do governador João Doria para a privatização das balsas do litoral paulista exalta os aspectos ambientais como marca.

Além de ter que incentivar pedestres e ciclistas com tarifas mais baixas, ou até zeradas, em relação aos veículos, a empresa que ganhar a concessão do sistema das travessias litorâneas terá de reservar R$ 11 milhões. Serão feitos investimentos em sistemas para evitar derramamento de óleo, retirada de embarcações paradas e outros riscos.

Após a Dersa ser dissolvida, as travessias litorâneas paulistas atualmente são administradas pelo Departamento Hidroviário, que é ligado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes. 28 mil automóveis e 22 mil pedestres e ciclistas utilizam o serviço diariamente.

LEIA TAMBÉM

Carreta com soja tomba na Rodovia Anchieta

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo