Saúde

Entrega da Janssen atrasa, mas governador de SP garante prazo de imunização geral

Imunizante seria entregue na terça-feira, mas ela deve chegar na próxima semana

O Ministério da Saúde confirmou que as 3 milhões de doses da vacina da Janssen não virão mais nesta semana. Agora a promessa é que os imunizantes cheguem na próxima semana, mas sem uma previsão de uma data fixa.

Os 3 milhões de doses são uma antecipação de parte do total de 38 milhões de doses compradas pelo governo federal. Em março, quando o contrato foi anunciado, a previsão era a entrega de 16,9 milhões de doses no 3º trimestre e outras 21,1 milhões de doses no quarto trimestre de 2021.

O contrato da Janssen prevê também o valor de US$ 10 por dose, e um pagamento US$ 95 milhões na primeira parcela. Na entrega das doses da CoronaVac, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) foi questionado sobre o atraso da Janssen. Mas ele reforçou que o cronograma de vacinação, onde a população adulta será vacinada até 15 de setembro ainda está mantida.

Atraso era previsto

A Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização explicou que quando o cronograma foi feita, já havia a certeza de que as entregas da Janssen seriam feitas em setembro. “Nós já tínhamos uma ideia de que isso iria acontecer como em várias entregas do Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Imunização que se cumpriram”, conta.

“Queremos muito essa vacina, é importante, mas não atrasaremos por conta de mais uma não entrega do Ministério da Saúde”. Já o governador João Doria falou sobre o assunto, contudo já sinaliza com uma mais uma antecipação do cronograma de vacinação. “Se tivermos condições, se tivermos segurança, poderemos até rever esse prazo para menos. Para mais não”.

Sobre a imunização em adolescentes, João Doria disse que em duas semanas deve decidir sobre vacinar ou não este público. “E aí sim vamos avaliar ao longo das duas próximas semanas quando poderemos começar a vacinação de adolescentes com menos de 18 anos. Precisamos ter, evidentemente, um cuidado adequado com a vacina correta para esta imunização”, completou o governador.

LEIA TAMBÉM

Mais 2,2 milhões de doses da CoronaVac são entregues antes de suspender produção

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo