Mais 2,2 milhões de doses da CoronaVac são entregues antes de suspender produção
Instituto Butantan aguarda a chegada de novo lote de insumo

O Instituto Butantan fez a entrega de mais 2,2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (18). Só que houve a suspensão da produção da vacina contra a Covid-19, porque um novo lote de matéria-prima é esperado. A previsão é que ele venha já no dia 26 de junho.
Com esta entrega da remessa, o Butantan concluiu as entregas referentes a produção de 5 milhões de doses processadas a partir dos 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo). Eles foram recebidos no último dia 25 de maio.
Ao todo o Instituto Butantan totaliza 52 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI) desde o início do ano. Isto já corresponde a metade do total estabelecido nos dois contratos com o governo federal.
O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o novo lote de 6 mil litros de IFA deve chegar a São Paulo no dia 26 e permitirá a produção de mais 10 milhões de doses. A previsão é a de que as doses sejam liberadas para o Ministério da Saúde a partir do dia 15 de julho.
Apesar da paralisação, o governador João Doria (PSDB) manteve a previsão de concluir a entrega das 100 milhões de doses até o final de setembro.
“Vamos receber no dia 26, 6 mil litros de IFA, o que significa 10 milhões de doses. O Instituto Butantan vai fazer um esforço adicional para reduzir em 2 dias o tempo de produção. (…) É uma boa notícia a chegada desses insumos e já na sequência a produção. Posso antecipar que até 30 de setembro vamos entregar as 100 milhões de doses”, disse Doria.
LEIA TAMBÉM