SantosSaúde

70% da população adulta já recebe a primeira dose da vacina em Santos

Apesar do avanço, os cuidados e a proteção contra o coronavírus continua

A cidade de Santos teve um avanço na vacinação contra a Covid-19. Foram 70,1% pessoas que já foram vacinadas pela primeira dose. Este grupo é representado pelas pessoas acima de 18 anos que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), podem receber as doses.

Ao todo Santos já foram distribuídas 241.179 doses de um dos quatro imunizantes aprovados para uso no Brasil. Os dados são da plataforma Vacinômetro, do Governo do Estado. Completaram o esquema vacinal (receberam a primeira e a segunda doses, ou tomaram a dose única do imunizante) 93.982 pessoas, o equivalente a 27,3% dos aptos a serem vacinados.

No geral, Santos já aplicou 335.161 doses, sendo que 241.179 santistas receberam ao menos uma dose da vacina (55,6%). A segunda dose chegou a 93.545 santistas e outros 437 munícipes receberam a proteção contra a covid-19 com apenas uma aplicação.

Andamento da vacina

Segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a cidade está investindo no combate à pandemia e adotou uma política segura da vacinação.

“Compramos insumos, contratamos equipes, abrimos leitos, fizemos testagem e acompanhamos atentamente os números da doença, tomando medidas adequadas a cada momento. Na vacinação, planejamos, distribuímos postos por toda a Cidade e preparamos equipes”.

Ele recorda que o Município chegou a imunizar mais de 11 mil pessoas em um único dia. “Todo esse esforço, aliado à fundamental colaboração da população no combate à covid-19 e à dedicação dos profissionais da Saúde, é refletido nos números que estamos conquistando”.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, destacou estar satisfeito com o índice alcançado. “Mas ainda não é o alcance ideal. O que queremos é vacina para todos os moradores, todos recebendo primeira e segunda doses”. Ele lembrou que o Município não tem como comprar vacinas. “Não há doses disponíveis no mercado, e elas chegam de forma gradativa na Cidade”.

Alerta

Mas apesar do resultado satisfatório do andamento da vacina contra a Covid, a cidade de Santos permanece em alerta. Além dos cuidados de higienização, distanciamento social e o uso da máscara, a prefeitura reforça a necessidade da população ser vacinada com as duas doses.

Adriano Catapreta reforça a necessidade de os moradores não esquecerem da segunda dose. São cerca de 4.800 pessoas que deixaram de voltar aos postos para completar a imunização. “O número de faltosos chega a 2% dos que tomaram a primeira, apesar da busca que é feita por nossos agentes de Saúde. É importante ressaltar que a imunização completa só vem após 21 dias da segunda dose”.

LEIA TAMBÉM

Pessoas com 39 anos podem ser vacinadas contra Covid-19 em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo