Pela primeira vez na pandemia, Amazonas não registra mortes por Covid-19
Em 16 meses da pandemia, o estado não teve óbitos confirmados
Uma esperança de dias melhores e da volta da liberdade para o Brasil. Pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado do Amazonas não registrou mortes por Covid-19. A informação foi confirmada nesta terça-feira (6).
Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto e em 16 meses de pandemia no estado, esta é a primeira vez que não há mortes por Covid-19. É um resultado da vacinação que está avançando.
Contudo, a atenção sobre a doença continua. Isso porque mais 719 casos foram registrados. Ao todo Amazonas tem 405.066 pessoas que já foram diagnosticadas com Covid-19. Desses, 13.349 mortes foram confirmadas neste período.
Brasil
Enquanto o Amazonas celebra um dia sem mortes, na contramão, o Brasil somou mais 1.787 mortes, que foram contabilizadas nesta terça. Ao todo o país tem a triste marca de 527.016 óbitos confirmados. Só que a média móvel caiu 19%.
Além disso, a média móvel tem mais uma queda significativa. Ela foi de 37%. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 48.954 novos diagnósticos por dia – a mais baixa desde 23 de fevereiro (quando estava em 48.469). Isso representa uma variação de -37% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de queda também nos diagnósticos.
Esses -37% representam a maior queda registrada na média de casos desde o início da pandemia. Na véspera, a marca já havia sido estabelecida com o indicativo de -33%, e agora foi superada. Ao todo o Brasil soma 18.854.806 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Entenda os sintomas que a variante delta do coronavírus traz