Argentina supera o Brasil e é campeã da Copa América
Depois de 28 anos, geração de Messi quebra o tabu de ficar sem títulos na seleção principal

Sob os pés do Cristo Redentor, a Argentina foi abençoada no Rio de Janeiro e voltou a ser campeã da Copa América. A equipe de Lionel Messi venceu o Brasil, em pleno Maracanã e quebrou o tabu de 28 anos sem títulos de expressão. Além disso, Messi enfim obteve um título com a Albiceleste. Já o Brasil teve uma marca negativa registrada. Desde a final da Copa do Mundo de 1950, que a Seleção Brasileira não perdia jogando no Maracanã.
A decisão entre Brasil e Argentina gerou uma enorme expectativa, especialmente com o duelo Neymar versus Messi. Era esperado um jogo aberto, com várias chances de gol e um desfile dos principais jogadores das duas equipes. Só que o duelo começou truncado e sem muitas oportunidades.

A primeira chance apareceu apenas aos 19 minutos, quando Richarlison finalizou mal após passe do Neymar. Dois minutos depois veio o balde de água fria. Após passe de De Paul, o lateral-esquerdo brasileiro Renan Lodi falhou e Di Maria tocou de cobertura sobre Ederson para abrir o placar. O gol animou os argentinos que criaram outras chances com Messi e Di Maria. O Brasil reagiu com Everton Cebolinha, que chutou e a bola passou perto do gol.
Etapa final
O técnico Tite mudou o Brasil e colocou Firmino no lugar de Fred. A mudança deu melhora para a Seleção, e aos 7 Richarlison chegou a balançar as redes, mas em impedimento. Logo na sequência, o atacante parou em boa defesa de Martínez. A Argentina melhorou ao longo da segunda etapa, principalmente na defesa, com a entrada de Tagliafico.
O Brasil voltou a crescer com a entrada de Gabriel Barbosa, que assustou muito em duas finalizações: uma no lado de fora da rede e outra que parou em intervenção do goleiro argentino. Os Hermanos só conseguiram incomodar com Messi e De Paul, aos 43 e 48, respectivamente. Messi recebeu na cara de Ederson, mas viu a bola escapar e ficar nas mãos do goleiro. De Paul chegou a finalizar, mas Ederson pegou.
Fim de jogo e a Argentina sagrou-se campeã da Copa América depois de 28 anos. A última conquista aconteceu em 1993. Além disso, a equipe de Lionel Scaloni e Messi foi vencedora de forma invicta. Na fase de grupos, conquistou três vitórias e um empate. Nas quartas, passou com facilidade pelo Equador, com 3 a 0. Na semifinal, sufoco e vitória nos pênaltis sobre a Colômbia.
A equipe comandada por Lionel Scaloni marcou 12 gols (empatado com o Brasil como melhor ataque). Os dois times também levaram três gols cada, sendo dois na fase de grupos e um em duelos de mata-mata. Já o Brasil teve o tabu quebrado de não vencer uma Copa América sendo mandante. Pela primeira vez na história, o Brasil não leva o título da Copa América sendo mandante do torneio. As outras edições disputadas no país foram em 1919, 1922, 1949, 1989 e 2019.
LEIA TAMBÉM
Renato Gaúcho é o escolhido para ser técnico do Flamengo