Nos pênaltis, Itália fatura a Eurocopa contra a Inglaterra
Após empate por 1 a 1, Donnarumma é o herói ao defender duas cobranças


Sobrou emoção na final da Eurocopa 2020, disputada em 2021. Após empate no tempo normal por 1 a 1, a Itália superou a Inglaterra nos pênaltis e voltou a vencer a competição depois de 53 anos, em Wembley. A última conquista ocorreu na edição de 1968.
No primeiro tempo a Itália teve amplo domínio, seja de posse de bola ou de finalizações a gol. Foram seis chutes contra apenas uma tentativa dos Ingleses. Contudo, a Inglaterra foi eficiente e logo nos primeiros minutos. Ao avançar em velocidade, Kane tocou para Trippier, que cruzou para Shaw abrir o placar. Após isso, a Azzurra martelou e martelou para chegar ao empate. Mas a defesa inglesa foi mais eficaz e terminou a primeira etapa com vantagem.
Veio o segundo tempo e a Itália seguiu pressionando para buscar o empate. O caminho dos ingleses foi apostar no erro do adversário para ampliar o placar. Os italianos não se entregaram e criaram mais chances de gol. Até que aos 21 minutos, veio o empate. Depois de escanteio batido pelo brasileiro naturalizado italiano, Emerson, a bola ficou viva na área, Verratti cabeceou a bola na trave e Bonucci empatou.
Prorrogação e pênaltis
A Itália tentou mais umas chances para virar o jogo, só que a Inglaterra conseguiu resistir as investidas da Azzurra e o jogo foi para a prorrogação. Os italianos seguiram com mais posse de bola e sendo perigosos. Contudo os ingleses seguiram se defendendo bem e criaram poucas chances. A decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades, a estrela de Donnarumma brilhou e defendeu duas cobranças de pênaltis. O goleiro da Inglaterra, Pickford também fez duas defesas, mas Rashford bateu a bola na trave. Com o placar de 3 a 2 na decisão de pênaltis, a Itália volta a ser campeã da Eurocopa, após 53 anos. A última conquista aconteceu em 1968.
Já os ingleses, que buscavam o título inédito da Eurocopa, terão de esperar mais três anos para sonhar com a conquista. O foco agora é a classificação rumo à Copa do Mundo do Catar 2022.
LEIA TAMBÉM
Argentina supera o Brasil e é campeã da Copa América