Santos estreia na Sul-americana com vitória e abre vantagem sobre o Independiente
Peixe domina o jogo e pode empatar no jogo de volta que se classifica para as quartas de final


Começou a caminhada do Santos em busca de mais um título internacional. Nesta quinta-feira (15), o Peixe estreou na Copa Sul-americana, já nas oitavas de final e bateu o Independiente (ARG), na Vila Belmiro por 1 a 0. Agora a equipe de Fernando Diniz poderá empatar na volta que avança às quartas de final.
Sabendo da necessidade de vencer, o Santos saiu para o jogo e buscou o gol o tempo inteiro. A primeira chance foi com Marcos Guilherme que arriscou da entrada da área, mas o chute foi pra fora. Kaio Jorge e Marinho tentaram, mas sem sucesso. O Independiente apostou nos espaços deixados pelos santistas para abrir o placar. Em uma das chances, Silvio Romero cruzou rasteiro, só que Camacho afastou o perigo.
Kaio Jorge teve a melhor chance do Santos no primeiro tempo. Ele girou, chutou forte e obrigou o goleiro Sosa a fazer boa defesa. Só que os argentinos quase inauguraram o placar. Silvio Romero cruzou e se não fosse João Paulo, Velasco estava pronto para colocar a bola nas redes.
Segundo tempo
Veio a etapa final e o Santos já tentou logo no início com Moraes. Ele chutou na intermediária, mas a bola foi para a linha de fundo. O goleiro Sosa trabalhou minutos depois. Primeiro com Gabriel Pirani e depois com Kaiky, que finalizaram, mas o goleiro salvou o Independiente. Pirani tentou aos 13 minutos, só que a bola raspou a trave.
O domínio santista era avassalador. Tanto que foram 17 finalizações contra apenas uma do Independiente. E aí prevaleceu aquele famoso ditado: “água mole pedra dura, tanto bate até que fura”. Foi assim que o gol do Santos aconteceu. Aos 23, Marinho recebe de Sánchez na direita e toca para Marcos Guilherme. O atacante bate rasteiro de primeira, e Sosa defende. No rebote, Kaio Jorge aparece sozinho para tirar do goleiro caído e abrir o placar.
Os argentinos reagiram logo em seguida com Silvio Romero que recebeu livre, chutou e João Paulo fez bela defesa. Pouco tempo depois Roa aproveita a bobeada de Kaiky na entrada da área, ajeita para a direita e bate forte. João Paulo faz a ponte para espalmar o chute.
O mesmo Romero chegou ao empate após interceptação de passe de Pará no meio, avança até a área e toca por cima de João Paulo para marcar. O atacante, porém, está impedido. No final de jogo, o mesmo Romero comandou a pressão do Independiente e cobrou falta nos acréscimos que João Paulo espalmou. Assim ajudou a garantir a vitória santista.
Como fica?
Santos e Independiente voltam a se enfrentar pela Copa Sul-americana na próxima quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), em Avellaneda. Qualquer empate dá a vaga ao Peixe, que também pode perder por um gol de diferença desde que não fique zerado fora de casa. Já que o gol como visitante é critério de desempate. Vitória argentina por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
LEIA TAMBÉM
Na altitude do Equador, Bragantino vence o Del Valle e abre vantagem na Sul-americana