VÍDEO – Estátua de Borba Gato é incendiada em São Paulo
Ato teria sido uma retaliação contra o bandeirante e provocou mudanças no trânsito
Em meio a manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), em São Paulo um grupo ateou fogo contra a estátua de Borba Gato. O monumento está instalado na região de Santo Amaro, Zona Sul da Capital. Ninguém foi preso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma viatura foi mobilizada para extinguir as chamas. Não houveram feridos e nenhuma pessoa foi detida. O ato contra o bandeirante foi porque ele era um dos que faziam capturas e a escravização de índios e negros, ainda na época do Brasil-Colônia.
Além disso, Borba Gato seria responsável por liderar equipes de estupros e assassinatos, além de roubar minas de metais preciosos nos arredores das aldeias. é o que contam diversos historiados e um destes registros pode ser encontrado no livro “Vida e Morte do Bandeirante”, de Alcântara Machado.
O monumento de Borba Gato também foi alvo de retaliação em 2020. Na ocasião, crânios foram colocados para relembrar as mortes provocadas por ele e outros bandeirantes.
Devido ao ato contra a estátua de Borba Gato, 15 linhas de ônibus que passam por Santo Amaro e Região tiveram o itinerário alterado.
Veja os vídeos:
LEIA TAMBÉM
Vazamento de amônia em frigorífico de Cabreúva provoca tumulto