Moradores de rua de Praia Grande contam com novo abrigo
Serviço funciona dentro do Ginásio Mirins III
Não está fácil conviver com tanto frio que faz na Baixada Santista. A atenção é voltada para os moradores em situação de rua. Para garantir o bem estar e o cuidado a este público, Praia Grande inaugurou um abrigo provisório, Ele funciona no Ginásio Mirins III, no bairro Canto do Forte.
A Prefeitura de Praia Grande explica que equipes percorrem a cidade de ônibus e convidam as pessoas em situação de rua para passar a noite no abrigo. Entretanto, quem chegar ao abrigo por conta própria também será acolhido. Não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro e o único fator limitante é a capacidade do local, que suporta 60 pessoas. Contudo existe a possibilidade dele ser ampliado para atender até 80 moradores de rua.
Dentro do abrigo, as pessoas acolhidas têm a possibilidade de cuidar da higiene pessoal, se alimentar e receber roupas. Além disso, as pessoas também podem mudar o visual recebendo um corte de cabelo. Os pets também recebem cuidados como ração, água, roupas, cobertores e coleiras.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Praia Grande, o abrigo noturno provisório deve funcionar até a noite de domingo (1). Durante esse período, os pertences dos moradores em situação de rua podem ficar guardados no abrigo no período da manhã e da tarde.
Quando o local encerrar as atividades, os moradores em situação de rua podem procurar o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 6.657, funciona de segunda a sexta-feira e possui 72 vagas.