

Alívio e perspectiva de dias melhores em Bertioga. A cidade não registra mortes de pessoas por Covid-19 há mais de 20 dias. A situação vem apresentando significativa e este é o período mais longo sem óbitos provocados pela doença. Outra boa notícia é sobre a ocupação dos leitos de UTI. Somente uma pessoa está internada.
Segundo o boletim epidemiológico, são 161 óbitos desde o início da pandemia. O município ainda aguarda o resultado de exames de cinco pessoas que faleceram com suspeita da doença. Comparando com as outras cidades da Baixada Santista, somente Mongaguá tem tem menos mortes, com 124.
A cidade soma 5.756 casos da doença no total. Deste número, 226 passaram por Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Entre os dias 25 e 30 de julho, a cidade zerou o número de moradores internados em UTIs. A última vez que uma morte por coronavírus foi registrada foi no dia 12 de julho.
As medidas de proteção
A secretária de Saúde de Bertioga, Janice Santos, conta que as ações de combate e o avanço das vacinas tem ajudado nas reduções de casos, mortes e internações.
“Na realidade, é um conjunto de fatores que eu analiso como um tripé. Nós temos as medidas protetivas, que são a força-tarefa para conter aglomerações, as medidas restritivas para circulação de pessoas, a orientação ao uso de máscara e álcool em gel, além da campanha de vacinação, que vemos como um sucesso aqui”, afirma. De acordo com ela, mais de 80% da população adulta está vacinada com a primeira dose na cidade.
“Desse número, 31% já completou o ciclo vacinal, com as duas doses ou dose única. Já com relação à população geral, mais de 55% dos moradores receberam a primeira dose. Com isso, tivemos uma queda absurda, em comparação ao pico, que foi em março. Em um dia, registramos 96 casos de Covid-19. No mesmo mês, chegamos a 37 óbitos. Agora, diariamente, temos cinco ou seis casos. Uma queda substancial”, explica Janice.
Mais medidas contra a Covid-19
Apesar das reduções, os trabalhos vão continuar. De acordo com a secretária, a cidade pretende rastrear a propagação no munícipio, com testagem de pessoas sintomáticas e acompanhamento. Para isso, um posto volante foi implantado no Centro da cidade, na Avenida Anchieta. Os testes serão realizados em moradores que tenham pelo menos dois sintomas de síndrome gripal, como febre e tosse.
O posto também passará por outros bairros, como Vista Linda, onde há o maior registro de casos. “É uma medida importante. Nos preocupamos muito com o comportamento do vírus aqui. O morador que testar positivo será monitorado, uma equipe entrará em contato com ele para saber como está a evolução da doença”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
No Guarujá, quem se vacinar contra a Covid-19 também terá testes de HIV e sífilis



