PortoSantosSaúde

Três tripulantes de navio estão com variante delta no Porto de Santos

Navio CS Crystal está em quarentena

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Instituto Adolfo Lutz, identificou três casos positivos da variante delta da Covid-19 em tripulantes de um navio que está no Porto de Santos. A informação foi divulgada pela pasta nesta terça-feira (10). Assim é a segunda vez que o Porto de Santos registrou casos da variante delta do coronavírus.

O Governo do Estado informa que o navio internacional CS Crystal, originário de Dakar, aportou em Santos no final do mês de julho. Mas um tripulante passou mal e testou positivo para a Covid-19. Desde então, a embarcação foi mantida em quarentena e treze tripulantes foram infectados, ao todo.

O Instituto Adolfo Lutz fez o sequenciamento genético foi realizado a partir das amostras de RT-PCR destes três pacientes, que foram hospitalizados após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Porto de Santos. A confirmação chegou na segunda-feira (9). Assim, a cidade de Santos totaliza seis casos confirmados da variante, sendo que cinco deles são de tripulantes de navios do exterior.

O primeiro caso da variante

Na última semana, outros dois casos da variante delta foram identificados em tripulantes do navio internacional MTM Southport, conforme informação divulgada no dia 2 de agosto. De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos se configuram como provável importação do vírus e a confirmação é representativa para a circulação desta variante entre os tripulantes desta embarcação.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual, o Grupo de Vigilância da Baixada Santista, o município de Santos e a Anvisa, monitoram os casos e o cenário local. As condutas de isolamento, monitoramento, diagnóstico e assistência são as mesmas já realizadas e recomendadas pelas autoridades sanitárias.

LEIA TAMBÉM

Navio com variante delta cumpre quarentena e deixa o Porto de Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo