A moção de apoio do projeto do túnel submerso para ligar as cidades de Guarujá e Santos foi aprovado pela Câmara Municipal de Guarujá. Agora ele será encaminhado para o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e outros representantes do governo federal. Além disso, as autoridades da Baixada Santista também receberão o documento.
De acordo com a Câmara de Guarujá, nesta quinta-feira (12) será feita a apresentação da moção e do projeto para a Câmara de Santos. A ligação seca é apontada como essencial para resolver o gargalo de mobilidade urbana entre as duas cidades, que dependem da travessia de balsas e barcas ou um acesso mais demorado pela Cônego Domênico Rangoni.
Para o vereador de Guarujá, Toninho Salgado, o túnel apresenta importantes benefícios para a sociedade e também para o desenvolvimento. O objeto é levar mais qualidade divida e o desenvolvimento econômico para toda população. Além disso, segundo o parlamentar, o projeto do túnel é quem apresenta o melhor custo-benefício.
“Hoje a travessia obriga mais de 35 mil pessoas a escolher enfrentar as filas das balsas e barcas ou percorrer a Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Com o túnel imerso com localização central, as pessoas poderão fazer a travessia em menos de cinco minutos, percorrendo apenas 1,7 Km em um sistema de mobilidade urbana eficiente e que não sofrerá influência das condições climáticas”, defendeu.
Já o engenheiro naval Casemiro Tércio de Carvalho, faz a análise das moções das câmaras municipais e o apoio da União de Vereadores da Baixada Santista. Elas são demonstrações do avanço do projeto do túnel como opção definitiva para a ligação seca.
LEIA TAMBÉM
Obra da segunda etapa do VLT interdita rua de Santos e muda trajeto de ônibus