Sul-americana: Santos perde para o Libertad no Paraguai e está eliminado
Athletico Paranaense se supera, vence a LDU e chega à semifinal

O futebol brasileiro viveu uma noite de quinta-feira (19) de contrastes na Copa Sul-americana. O Santos, que venceu no jogo de ida das quartas de final, acabo perdendo na volta para o Libertad (PAR) e está eliminado. Já o Athletico Paranaense foi derrotado no jogo de ida para a LDU (EQU), mas na volta venceu e se classificou para a semifinal.
No Paraguai, com presença de público, o Santos precisava apenas de um empate para avançar na Sul-americana, já que na ida venceu por 2 a 1. Só que o gol marcado fora de casa pelos paraguaios fez total diferença. E não demorou muito para que o Libertad fizesse o gol. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, Barboza se antecipou a Luiz Felipe para desviar, João Paulo defendeu, e Ferreira só empurrou a sobra para o gol.
O time de Fernando Diniz até tentou uma reação e chegou a ter mais posse de bola. Só que criar e chutar a gol que é bom… nada. O goleiro do Libertad, Martin Silva, mais foi um expectador do que trabalhador. Enquanto isso, os paraguaios se fecharam e apostaram em contra-ataques.

Veio o segundo tempo e Fernando Diniz colocou o atacante Marcos Leonardo no lugar do meia Gabriel Pirani, na esperança de arrancar o empate. E logo de cara quase chegou ao empate. Aos 2 minutos, o atacante aproveitou cruzamento de Madson e cabeceou bem, com a bola acertando o travessão. Mas depois, o Santos não criou mais nada. E quase levou o segundo gol em algumas ocasiões.
O Peixe chegou a ter seis atacantes em campo numa tentativa desesperada de empatar o jogo. Mas nada adiantou sem ter um jogador que criasse e quebrasse o forte sistema defensivo do Libertad. Assim, o placar ficou mesmo no 1 a 0 e os paraguaios garantiram a vaga na semifinal da Copa Sul-americana. Agora o adversário será o Red Bull Bragantino.
Athletico Paranaense
Na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense precisava vencer por dois gols de diferença a LDU para avançar na Copa Sul-americana. Na ida, os equatorianos venceram por 1 a 0. O jogo no Brasil incendiou com o Furacão tomando a iniciativa logo aos dois minutos em cabeceio de Thiago Heleno que o goleiro salvou. A resposta da LDU foi fatal. Aos 10, em contra-ataque, Perlaza cruzou para Amarilla abrir o placar.
O Furacão demorou, mas acordou e virou o jogo com dois gols de Christian. O primeiro aos 25, após jogada individual, e o segundo aos 29, com o volante ganhando dos zagueiros e tocando por cima do goleiro. O Athletico voltou a pressionar, mas levou o empate. Aos 42, a defesa do Furacão vacilou, e Julio aproveitou o espaço para deixar tudo igual de novo.
Na etapa final, o Athletico veio pra cima para buscar reverter o placar. Precisava de dois gols e teve sucesso. Aos 17, Marcinho cruzou, Terans cabeceou para defesa de Gabbarini e, no rebote, Bissoli aproveitou para fazer 3 a 2. Aos 25, Christian recebeu na área, girou e sofreu pênalti (marcado pelo VAR). Bissoli bateu no meio e fez o quarto do Furacão. A LDU tentou um abafa no fim e até criou uma chance clara com Cruz, que finalizou por cima do travessão, quase na pequena área.
Na semifinal da Copa Sul-americana, o Furacão encara o Peñarol. A ida será fora (22 de setembro) e a volta na Baixada (29 de setembro). O time uruguaio passou pelo Sporting Cristal-PER, com duas vitórias: 3 a 1 (fora) e 1 a 0 (casa).
LEIA TAMBÉM
Bragantino bate novamente o Rosario Central e chega à semifinal da Sul-americana