A cor branca da lua dará lugar para o azul
A "Blue Moon" é um fenômeno raro e relaciona o calendário das fases da lua com as estações do ano
A população mundial poderá ver um raro espetáculo neste domingo (22). A cor da lua, ao invés de branca será azul. A “Lua Azul” ou “Blue Moon” promete encantar a população. A última vez que este fenômeno aconteceu foi em 31 de outubro de 2020, de acordo com a revista americana especializada “Sky & Telescope”.
Segundo a revista, o termo surgiu em 1930. Ele se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da “Blue Moon” deste domingo. A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho e, a segunda, em 23 de julho. A terceira será agora em 22 de agosto.
Ainda de acordo com a “Sky & Telescope”, a mudança da definição da lua azul cheia ocorreu em 1946, quando “o astrônomo amador e colaborador frequente do ‘Sky & Telescope’ James Hugh Pruett (1886–1955) interpretou incorretamente a descrição da revista”. Foi assim que surgiu a definição popular da “Blue Moon” associada à segunda lua cheia de um mesmo mês.
De qualquer forma, a Lua não deverá ficar realmente azul. Isso ocorre apenas em situações muito raras, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pelo satélite.
A explicação
Segundo a fotógrafa astronômica Eneida Pereira, o fenômeno é uma conjunção da luz com os planetas Saturno e Júpiter. O fenômeno astronômico permite a visualização do satélite natural e dos dois planetas próximos e neste domingo a lua pode ser vista abaixo de Júpiter e Saturno.
O fenômeno pode ser visto no céu das cidades brasileiras, mas é tem uma visualização mais clara em áreas rurais, pois o excesso de luz ofusca o brilho dos objetos celestes. No domingo a lua chega a sua fase cheia, em uma aparição que vai permitir o uso do apelido Lua Azul. Apesar de o termo popularmente se referir a quando ocorre uma segunda lua cheia em um mesmo mês, originalmente o termo se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da “Blue Moon” deste domingo.
A Lua Azul de agosto terá azul apenas no nome. No entanto, às vezes a Lua realmente fica azul! Por exemplo, devido à explosão do famoso vulcão Krakatoa em 1883, cinzas e pó lançaram uma manta ao redor de todo o planeta; a atmosfera empoeirada causou um efeito visual curioso: ao longo do ano, as pessoas podiam ver nasceres e pores do sol verdes e a Lua azul.
LEIA TAMBÉM