Meio Ambiente

VÍDEO: Incêndio provocado por balão destrói Parque de Juquery

Na manhã desta segunda-feira, o GBCV, continua combatendo um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery.

Na manhã desta segunda-feira (23), o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários, continua combatendo um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery. Cristiano Vargas, Gestor em Proteção contra incêndios florestais de Várzea Paulista, informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão. Acidente aconteceu por volta das 9h deste domingo (22).

Equipes do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários foram acionadas, e se deslocaram com EPIs próprios para o combato ao incêndio. Além disso, realizaram contenção em pontos do incêndio para evitar que o fogo se espalhe mais.

Além dos brigadistas voluntários, os bombeiros e a Defesa Civil estão no local para combater as chamas, mas o relevo do parque e o vento forte dificultam os trabalhos. O helicóptero Águia da Polícia Militar também também foi acionado para o atendimento.

O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha. Segundo os gestores do parque, por volta das 13h, o fogo já havia consumido cerca de mil hectares da área, o que representa metade do território.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista. Moradores de diversas regiões relataram uma “chuva de fuligem” invadindo casas desde a tarde de domingo.

Massa de ar seco

A massa de ar quente e seco que fica sobre o estado de São Paulo até esta quinta-feira (26) pode provocar novos incêndios florestais e queimadas como os que foram registrados no último final de semana na Grande São Paulo.

A previsão para esta semana é de que o tempo permaneça seco na Grande SP até quinta-feira (26). Os percentuais de umidade devem continuar longe do ideal, com valores mínimos próximos ou abaixo dos 20% no período da tarde, segundo meteorologistas do Centro de Emergências Climáticas (CGE).

Essas condições são favoráveis para a propagação de incêndios. A baixa umidade do ar também agrava os efeitos da poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.

LEIA TAMBÉM

Dois lotes com mais de 2 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo