SantosSaúde

Santos vai contar com laboratório móvel do Butantan

Estrutura vai ajudar a identificar os casos e as variantes do coronavírus

Para ajudar a identificar e monitorar os novos casos de coronavírus e as variantes em Santos, será instalado o Lab móvel do Instituto Butantan. Segundo o Governo de São Paulo, o laboratório é automatizado e possui capacidade de fazer até 300 análises por dia.

O anúncio foi feito pelo presidente do instituto, Dimas Covas, nesta quinta-feira (26). Ele visitou à região da Baixada Santista. Desde o início do mês, o equipamento estava em Aparecida, no Vale do Paraíba, no interior paulista.

O Lab Móvel chegará à Santos na segunda-feira (30), devido à localização geográfica da cidade, ao Porto de Santos e ao polo industrial. Segundo Covas, o contêiner faz parte da rede de acompanhamento do Governo do Estado, liderada pelo instituto, para avaliar o avanço das variantes. No local, são recebidas amostras de exames PCR, e em caso de resultado positivo, é realizada a genotipagem, para fazer o sequenciamento das variantes na região.

“Ele [Lab Móvel] vem para a região de Santos, dentro de um acordo que o Butantan tem com o município, que já foi responsável por outras ações, e essa é mais uma muito importante. Os testes são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo fluxo que ela já têm de identificação de casos, de coletas de amostras, e aí os exames são realizados na carreta”, explica Covas.

O funcionamento do Lab Móvel

Com o Lab Móvel, o resultado deve sair em 24 horas, e o mapeamento genético leva de três a seis dias. Atualmente, todo o processo dura até 12 dias. A carreta é automatizada, e há um pequeno núcleo de funcionários, que controla o funcionamento dos equipamentos e garante que os exames sejam realizados de forma eficiente.

“A diferença dela [carreta] para um laboratório normal é essa automatização. É uma carreta autônoma em relação a esse exame, e os equipamentos são de última geração. Por isso, a velocidade. Normalmente, os laboratórios de saúde pública não têm essa agilidade para a liberação dos resultados. Essa carreta não, ela tem todas essas facilidades para que isso aconteça rapidamente, e já emita os resultados e mande para o sistema de saúde”, afirma o diretor.

Inicialmente, o laboratório analisará somente amostras de Santos, mas poderá receber de outros municípios, de acordo com a incidência. O veículo ficará estacionado na Praça Mauá, no Centro. Ele dispõe de três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros equipamentos.

LEIA TAMBÉM

A variante Delta está em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo