EsporteParalimpíadas

Brasil obtém feito histórico e passa de 100 medalhas de ouro nas Paralimpíadas

Yeltsin Jacques e Carol Santiago foram os responsáveis pelas conquistas

O dia 31 de agosto de 2021 ficará marcado para sempre na história do esporte do Brasil. Tudo graças aos nossos paratletas que vem arrasando nas Paralimpíadas de Tóquio e ultrapassaram a marca de 100 medalhas de ouro conquistadas para o país na história dos jogos. Os heróis desta façanha? Yeltsin Jacques e Carol Santiago que ficaram no topo do pódio no atletismo e natação. Assim, o Brasil tem 101 medalhas douradas conquistadas.

Yeltsin já havia levado um ouro no atletismo e repete o feito na mesma modalidade. Créditos: Divulgação/CPB

Outra marca de destaque do Brasil foi que as 14 medalhas de ouro garantidas em Tóquio já é igual ao obtido na Rio 2016. Ou seja, a tendência é que venham mais medalhas. Além disso, o país já aparece em quinto lugar no quadro de medalhas.

Tudo começou com Yeltsin Jacques que foi absoluto na prova dos 1.500m T11, categoria para deficientes visuais. Além de vencer, ainda quebrou o recorde mundial da prova, com 3m57s60. O 100º ouro chegou em grande estilo. Foi o segundo título de Yeltsin nestes Jogos. Ele havia vencido também os 5.000m T11.

Carol garante mais um ouro

Carol teve três medalhas nas Paralimpíadas. Créditos: Divulgação/CPB

Já o 101º ouro veio na natação e com Maria Carolina Santiago, a Carol Santiago. Ela liderou a prova dos 100m livres categoria S12. Só que não contente com o ouro, a brasileira ainda queria mais. E no revezamento 4x100m livre misto para deficientes visuais, junto com Wendell Belarmino, Douglas Matera e Lucilene Sousa, faturou a prata.

Carol se tornou a primeira brasileira da natação a faturar dois ouros em uma única edição das Paralimpíadas. Os parabéns mais o que justos a todos estes heróis que levaram o esporte brasileiro como um dos melhores do mundo. Além disso, dão uma aula de talento.

LEIA TAMBÉM

Brasil fatura mais três medalhas de prata nas Paralimpíadas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo