Não é de hoje que quem precisa usar a travessia de barcas entre o Centro de Santos e Vicente de Carvalho, no Guarujá, precisam encarar alguns desafios. Além do trânsito intenso na avenida do Porto, tem ainda a malha ferroviária que faz o trajeto ser ainda mais demorado, além de gerar riscos de acidentes. Mas esta situação pode acabar.
Tudo porque será construída uma nova passarela de pedestres. O equipamento será erguido já na Avenida Senador Feijó, sobre a Rua Antônio Prado, no Centro, para o acesso à travessia de barcas Santos-Guarujá. A estrutura contará com elevadores para até 16 pessoas nas duas extremidades e será metálica. O piso constituído por uma mistura de aço com concreto. Pelo local, circulam diariamente cerca de 20 mil pessoas.
A construção tem início previsto para 8 de setembro e foi viabilizada por uma parceria entre Prefeitura Municipal, a Santos Port Authority (SPA) e Portofer (administradora da malha ferroviária do Porto de Santos e responsável pelas obras) como parte de uma série de modernizações em andamento no Porto e na cidade de Santos.
A Administração Municipal apontou a prioridade de investimento e providenciou as avaliações técnicas necessárias para execução do projeto junto aos órgãos de fiscalização de obras e de defesa do patrimônio histórico da Cidade.
Os trabalhos devem ser concluídos ainda no primeiro semestre de 2022. Até lá, seguirá em uso a passarela localizada na sequência da Rua Brás Cubas. A antiga estrutura será removida após a implantação da nova.
Não há custos pela prefeitura
“Esta é uma importante passarela, que acaba com um conflito de décadas entre pedestres, tráfego de trens e caminhões. Vai oferecer mais segurança e conforto às milhares de pessoas que utilizam diariamente as barcas de travessia para o Guarujá, com uma estrutura sólida e elevadores de boa capacidade para quem precisa”, avalia o prefeito Rogério Santos (PSDB).
De acordo com a administração, não haverá despendimento de recursos por parte da Prefeitura. “Vale ressaltar que a obra será realizada pela iniciativa privada, sem custo para o Município”.
“Ao garantir opção segura para a população atravessar a via portuária, a nova passarela cumpre diretriz fundamental para a melhoria da relação Porto-Cidade. Essa é uma de várias intervenções previstas no médio prazo que serão feitas para conferir a adequada mobilidade urbana onde há entroncamentos rodoferroviários”, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello.
Detalhes
A nova passarela terá 54 metros de comprimento por 7,1 metros de largura. Em cada extremidade haverá, além dos elevadores, pórticos em concreto armado com pintura branca e vidros laminados como revestimento.
No acesso pela Avenida Senador Feijó será implantado um boulevard, com bancos, lixeiras, paraciclos, estação para reparo de bicicletas e bloqueio contra veículos automotores.
Patrimônio
Integrando o plano urbanístico da Prefeitura para revitalização da Região Central, o projeto arquitetônico da nova passarela está em harmonia com o edifício da Alfândega – localizado ao lado –, erguido no século 19 e atualmente tombado como patrimônio do Município.
“É importante frisar que a nova estrutura visa, em primeiro lugar, a segurança dos usuários. Mas foi feito também todo um trabalho de arquitetura em função do patrimônio municipal”, comenta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, lembrando que a obra foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e “está em sintonia com os planos urbanísticos da Prefeitura para a Região Central, em especial, o plano de pedestrianização”.
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