Baleia jubarte encalha em praia de Itanhaém e morre
Animal foi encontrado na faixa de areia com anzóis


Foi encontrada uma baleia jubarte de aproximadamente seis metros de comprimento já morta. Ela encalhou na praia de Campos Elísios em Itanhaém na terça-feira (7). Segundo o Instituto Biopesca houve um exame na carcaça e concluiu nesta quarta (8) que o corpo estava em avançado estado de decomposição. Além disso, foram encontrados dois anzóis presos na pele da jubarte na região da mandíbula.
De acordo com o instituto, não foi possível identificar o sexo da baleia devido à decomposição já avançada. Além disso, a equipe de examinação ainda complementou que alguns membros da jubarte já haviam sofrido decomposição quase completa. Entre elas haviam decomposições nas nadadeiras peitorais, a cauda e os ossos da cabeça.
Os profissionais que examinaram a carcaça não concluíram se a morte da baleia estaria relacionada à pesca ilegal, porque apesar de ter anzóis presos no corpo, o mesmo já estava em alto estado de decomposição, dificultando as conclusões dos exames.
Causas da morte
O Instituto Biopesca, responsável no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), informou que no período do inverno é mais comum baleias, especialmente jubartes, serem vistas na região. É nessa época, os animais migram de águas frias para quentes para se reproduzirem.
Mas nesse percurso, é comum surgirem variantes para os animais. Segundo a Biopesca, a pesca fantasma é um dos empecilhos. Nela, pedaços de redes com anzóis e cabos que ficam à deriva no mar se prendem aos animais e contribuem para o ferimento ou até a morte deles.