Adriana Machado, vice-prefeita, assume Prefeitura de Guarujá após prisão de prefeito
Prefeito de Guarujá, Válter Suman, foi preso em flagrante nesta quarta-feira, após desvio de verba.
A vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado (PSD), anunciou no início da tarde desta quinta-feira (16), que assumiu a administração municipal. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (15), durante a Operação Nácar, da Polícia Federal. Por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de verba federal da Saúde.
Adriana participou de uma reunião com o secretariado, na manhã desta quinta-feira. Após isso, por meio de nota, a vice-prefeita disse que segue “despachando no Paço Municipal Moacir dos Santos. Até que haja novos desdobramentos acerca dos acontecimentos. Após a devida apuração dos fatos, o prefeito Válter Suman, servidor municipal com mais de 30 anos de carreira. E conduta ilibada e irrepreensível reassuma suas funções na Prefeitura”, disse ela.
Por meio de nota, a Prefeitura de Guarujá informou que, em vista dos acontecimentos da última quarta-feira, o Poder Executivo Municipal segue suas atividades normalmente. Sob o comando da vice-prefeita, Adriana Machado, eleita democraticamente nas eleições de 2020.
Adriana despacha normalmente no Paço Municipal tendo, inclusive, participado de cerimônia de recepção dos novos funcionários da rede municipal de saúde, aprovados em processo seletivo, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, e de reunião com o secretariado municipal, no Paço Moacir dos Santos Filho.
Ainda segundo a prefeituta, assim como a vice-prefeita em exercício, o secretário municipal adjunto de Educação, João Pechiori, assume, interinamente, o comando da pasta, a partir desta quinta-feira (16), também.
A administração municipal ainda disse que segue resiliente, no aguardo de novas informações a respeito das investigações em trâmite na Polícia Federal.
Prisão
Durante toda a quarta-feira, as equipes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços em Guarujá e Santos, além de outros lugares, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os imóveis de Suman e Nicolau foram alvos da investigação, onde a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão.
Após prestarem depoimento na Delegacia da Polícia Federal, em Santos, o prefeito de Guarujá e o secretário de Educação foram presos em flagrante e levados à Penitenciária 1 de São Vicente, onde passaram a noite, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
LEIA TAMBÉM
Homem é preso em flagrante desmatando área ambiental em Praia Grande



