Petroleiros fazem greve na sede da Petrobras de Santos
Trabalhadores pedem mais segurança no terminal da Transpetro


Desde a noite de quinta-feira (16) petroleiros do terminal da Transpetro na Alemoa, em Santos, entidade que faz parte da Petrobras fazem um protesto. A manifestação prossegue nesta sexta-feira (17) e o pedido é por mais segurança no local.
De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (SindiPetro-LP) a Transpetro está operando com número de efetivo abaixo do necessário. Os trabalhadores começaram a manifestação às 19h de quinta. Já na madrugada, uma equipe de contingência da Petrobras chegou ao local para manter o terminal em funcionamento. Na manhã desta sexta, os trabalhadores permaneceram em frente ao terminal.
O coordenador do SindiPetro, Adaedson Costa, disse que a greve foi motivada por uma suposta insegurança na operação do terminal. Segundo ele, o terminal está funcionando com um efetivo de trabalhadores inferior ao mínimo necessário, causando receio nos trabalhadores.
O baixo efetivo se deve, ainda segundo ele, por diversas demissões nos últimos meses. De 15 operadores, restam apenas nove trabalhando em cada setor do terminal, sendo que é necessário pelo menos 11 trabalhadores para garantir a segurança das operações.
Ainda conforme Adaedson, a empresa também não comunicou ao sindicato quais trabalhadores fariam a equipe de brigada, composta por funcionários treinados para atuarem em situação de emergência. “Com a baixa do efetivo, não tem equipe disso no terminal”, diz.
Resposta da Transpetro
A Transpetro respondeu, por nota, que no desenvolvimento de suas atividades, atua com foco na segurança operacional e em conformidade com a legislação e o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigentes. “A companhia ressalta que não há Programa de Demissão Voluntária (PDV) em curso”, escreveu.
Além disso, segundo a Transpetro, também disse que “está aberta ao diálogo e reitera o seu compromisso com uma atuação responsável e sustentável em todas as regiões onde está presente, de acordo com os princípios de segurança, meio ambiente e saúde que norteiam as ações da companhia”.
LEIA TAMBÉM
Polícia prende quatro pessoas com mais de 2,5 mil porções de drogas em Caraguatatuba