Guarujá, Santos, Praia Grande e Itanhaém antecipam aplicação da 2ª dose da Pfizer
Medida foi anunciada nesta quarta (22), pelo Estado de São Paulo. Cidades vão antecipar aplicação da segunda dose, que passou de 12 para oito semanas de intervalo.


As cidades de Santos, Guarujá, Praia Grande e Itanhaém vão antecipar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer. De acordo com a mudança, anunciada pelo governo de São Paulo na quarta-feira (22), o ciclo vacinal deve ser finalizado em oito semanas, e não mais em 12. As demais cidades da região ainda aguardam orientações do estado.
Em coletiva de imprensa na quarta-feira, a secretária estadual do Programa de Imunização, Regiane de Paula, afirmou que cerca de 2 milhões de doses estão sendo encaminhadas aos 645 municípios para que todo o estado possa fazer essa antecipação.
O município de Praia Grande já começou a vacinar os moradores com a segunda dose da vacina Pfizer nesta quinta-feira (22), com intervalo menor de oito semanas. Aqueles que tomaram o imunizante devem retornar a um dos quatro polos da cidade portando documento de identidade, comprovante de residência e carteirinha de vacinação comprovando a primeira dose.
A prefeitura de Guarujá também anunciou o adiantamento da segunda dose do imunizante para sexta-feira (24), conforme o Plano Estadual de Imunização (PEI). A prefeitura informou que, apesar de não haver previsão para chegada de novas doses, não há falta do imunizante na cidade.
As prefeituras de Santos e Itanhaém também informaram que seguirão a determinação do Governo do Estado para adiantar a aplicação, mas ainda não definiram a data para iniciar a estratégia.
Mongaguá foi a única cidade que afirmou que não seguirá as medidas do estado, para não criar aglomerações nos postos de saúde do município.
As prefeituras de Bertioga, Peruíbe e São Vicente informaram que aguardam orientações do Estado. A prefeitura de Cubatão foi a única cidade que não respondeu até a última atualização dessa reportagem.
LEIA TAMBÉM