

Está chegando a hora da população matar a saudade de ir a eventos e outras atividades culturais em Santos. Depois de 20 meses sem eventos, a cidade voltará a realizar as atrações. A decisão foi anunciada pela prefeitura após uma série de reuniões com equipes da Secretaria de Cultura (Secult), donos de academias de dança e produtores culturais. Mas apesar do retorno, é importante lembrar que os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram destacados.
De acordo com a administração, será feito um rígido controle de acesso tanto para o público quanto para a área dos bastidores. Em um primeiro momento, a capacidade de público será reduzida. Tudo para que seja mantido o distanciamento social, assim como a quantidade de profissionais envolvidos nas atividades.
Dentre outras medidas, será exigida a apresentação do passaporte da vacina para os maiores de 12 anos. Mas também a apresentação de teste Covid-19, realizado 24 horas antes dos espetáculos.
“As medidas apresentadas pela Secult foram excelentes. Tudo isso tem que acontecer mesmo, temos que ter todo esse protocolo para a nossa segurança, das bailarinas e do público. Assim, podemos desenvolver uma melhor apresentação”, declarou Ceci Lanzelotti, dona da academia de dança Espaço Silia e Ceci.
Outro anúncio feito durante as reuniões foi a troca da taxa de aluguel dos teatros. Nos meses de novembro e dezembro ela será feita por doações de cestas básicas. Os mantimentos arrecadados serão distribuídos às mais de 400 famílias de profissionais da Cultura, que desde o ano passado estão recebendo alimentos, álcool em gel e livros doados pela Secult.
Veja as atrações
No dia 26 de outubro, Santos promove a exposição de fotos ‘Empatia’, do repórter fotográfico Anderson Bianchi, para marcar a reabertura dos espaços culturais. Contudo serão seguidos todos os protocolos de prevenção à Covid-19. O calendário foi anunciado nesta segunda-feira (4), pela Secretaria de Cultura.
A primeira exposição ocorrerá no Museu da Imagem e Som de Santos (Miss) e reunirá imagens dos quase 20 anos de carreira do profissional que deixou sua marca trabalhando na Diretoria de Comunicação da Prefeitura. Anderson morreu em em 17 de julho último, vítima da covid-19.
No dia 3 de novembro, as bibliotecas municipais voltarão a atender o público, seguindo todos os protocolos do Plano SP. No mesmo dia, será aberta a exposição do fotógrafo Ronny Müller, na Galeria Braz Cubas.
O primeiro show no Teatro Municipal será a apresentação do saxofonista Jorge Israel, em 6 de novembro. Outro destaque da programação de novembro será o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), no dia 18, em homenagem aos 40 anos do Rock Brasil.
“Nos meses de novembro e dezembro teremos mais de 60 atividades culturais programadas em nossos equipamentos. Tudo foi pensado para oferecer apresentações de qualidade com o máximo de segurança, seguindo à risca o Plano SP”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
LEIA TAMBÉM
A torcida vai voltar a frequentar os estádios em São Paulo