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Mais uma rodovia pode ser construída para ligar Planalto ao Porto de Santos

Governo de São Paulo faz um estudo que deve ser entregue em janeiro de 2022

Com o avanço e o maior número de cargas que embarcam e desembarcam no Porto de Santos, é necessária uma ampliação de acessos logísticos. Por isso o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Logística e Transporte estuda a viabilização da construção de uma nova rodovia para ligar o planalto paulista e o Porto de Santos.

A intenção com a nova rodovia é aumentar a capacidade de fluxo de carga aos terminais portuários. Atualmente, os consórcios Bevenuto Modera Logit e Via Verde são os responsáveis pelo estudo. O secretário estadual João Octaviano Machado Neto informou que a possibilidade da nova rodovia surgiu diante da expectativa de crescimento do cais santista. Analisando o panorama, foi possível concluir que o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) não comportaria o crescimento de demanda de carga para a região.

“Analisamos isso, e vimos que seria fundamental que a gente tivesse uma nova rodovia ligando o planalto ao Porto, de maneira que pudesse suprir a necessidade dessa demanda tão intensa que vamos ter nos próximos anos”, explica Neto. A partir disso, foi feito um estudo básico inicial da ‘Linha Verde’, como é chamada, e se fez necessário um aprofundamento nos estudos.

“Em abril, foi realizado o chamamento público, para que empresas apresentassem projetos já caracterizando a nova ligação. Duas empresas se credenciaram, e agora nós estamos em um prazo, até janeiro, para que elas nos apresentem os estudos”, afirma. Por enquanto, foi apresentado o plano de trabalho de ambas, e já foram iniciados os estudos. Conforme o secretário, elas têm até janeiro para concluir os trabalhos.

Como será a rodovia?

A ideia inicial do Governo de São Paulo é fazer a ligação do Rodoanel Mário Covas à Margem Esquerda do completo portuário, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Guarujá. No entanto, os consórcios têm liberdade para apresentar outras soluções. A partir da entrega dos estudos, mais análises internas serão realizadas pela pasta, para definir a melhor maneira de viabilizar o projeto.

“Ele [estudo] vai englobar todo o projeto, o traçado, a capacidade da rodovia, características geométricas, enfim, o projeto vai conter tudo, mostrando o melhor cenário para a gente poder, depois, licitar e fazer o leilão da concessão”, explica Neto. Após as análises, será feito um edital para a concessão da obra e operação de todo o sistema.

“O uso dela vai ser múltiplo, não só para carga. Nós vamos ter os veículos comerciais, também, de passeio, enfim. Vamos ter essa flexibilidade no uso da rodovia. Claro que ela tem uma característica de aumentar a capacidade de carga para o Porto”, finaliza.

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