

Guarujá enviou o material técnico para obras de contenção no Morro da Barreira ao estado, que deverá celebrar o convênio nas próximas semanas. O governo aguarda aprovação da Secretaria do Desenvolvimento Regional do estado para a celebração do convênio, orçado em R$ 23 milhões. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas até dezembro.
De acordo com a Prefeitura, desde os deslizamentos que atingiram os quatro morros da cidade em março de 2020, o município vem reivindicando recursos junto aos governos Federal e Estadual para a execução de obras de contenção na encosta do morro.
No final de julho de 2021, a Secretaria Municipal de Planejamento encaminhou uma concepção do projeto das obras à Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, que identificou a necessidade de ajustes.
São intervenções semelhantes ao trabalho que já foi feito no Morro da Bela Vista, popularmente conhecido como Macaco Molhado, que visam oferecer mais segurança aos moradores e bairros adjacentes, evitando novas tragédias.
Técnicas de contenção
Ainda serão definidas as técnicas que serão utilizadas para a estabilização de solo da encosta do morro. Entre as opções estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado e solo grampeado com aplicação de geomanta MacMat. Além disso, o local poderá também receber serviços de drenagem, a exemplo do que ocorreu no Bela Vista.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Explosão destrói caixas eletrônicos ao lado de posto de gasolina em São Vicente