Possíveis fechamentos de prontos-socorros em São Vicente geram protestos
Atos aconteceram na porta da prefeitura


Os moradores da Área Continental de São Vicente estão temerosos com a situação da saúde da região. Tudo por conta de possíveis fechamentos de dois prontos-socorros do Humaitá e Parque das Bandeiras. Uma manifestação aconteceu nesta segunda-feira (25) na porta da prefeitura.
Durante o ato, os manifestantes levaram cruzes, faixas e cartazes para questionar a decisão. As duas unidades seriam fechadas e atendimento seria centralizado no pronto-socorro Jardim Rio Branco. Mas o problema, segundo eles, além de não contarem com os serviços nestes locais é porque a área planejada fica distante para as pessoas.
Vânia Cristina Pereira, moradora do bairro Nova São Vicente, participou da manifestação e disse que essa foi uma forma pacífica de chamar a atenção da prefeitura. “Há rumores de fechamento dos dois pronto-socorros para centralizar no Jardim Rio Branco, mas fica muito longe para nossa população”, diz.
Segundo ela, os moradores dos bairros Fazendinha, Vila Iolanda, Vila Ema, Nova São Vicente, Vila Matias, Samaritá, Humaitá, Gleba e Parque das Bandeiras serão afetados com as mudanças. “Depois da meia-noite não tem mais transporte, se alguém passar mal de madrugada, não tem como socorrer”.
A unidade que está sendo construída no Jardim Rio Branco fica a cerca de 5 km do pronto-socorro do Humaitá e a 2,5 km de distância do pronto-socorro do Parque das Bandeiras. Em ambos os casos, o principal acesso utilizado é a Rodovia Padre Manuel da Nóbrega.
Prefeitura responde
A Prefeitura de São Vicente, por meio de nota, disse que uma análise criteriosa tem sido feita desde o início do ano sobre a situação de toda a rede de saúde do município. A administração disse, também, que esses estudos vão embasar projetos de melhoria na infraestrutura e no serviço das unidades.
“Toda e qualquer melhoria que seja feita, será amplamente debatida com a população e terá o objetivo primordial de garantir um melhor ambiente de trabalho e o atendimento digno dos usuários do sistema de saúde”, disse a prefeita, em nota.
Novo pronto-socorro
A construção do novo pronto-socorro no Jardim Rio Branco foi anunciada no ano passado pelo prefeito Pedro Gouvêa (MDB). Segundo ele, o equipamento de saúde teria o perfil de um hospital, com 25 leitos e 1.564,39 metros quadrados de área construída.
A obra tem investimento previsto de R$ 9 milhõese é executada pela empresa Mute Participações, vencedora do chamamento público. O terreno fica localizado entre a Avenida Ulisses Guimarães e a Rua Gilberto Esteves Martins.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Estufa de maconha é fechada e trio é preso em Santos



