Começa a remoção de lancha de travessia encalhada em Ilha Comprida
Embarcação estava voltando para o Guarujá e passaria por reforma


Depois de mais de uma semana, a antiga embarcação que encalhou em uma praia de Ilha Comprida, começou a ser retirada. A lancha ficou parcialmente submersa e desse tempo até agora, trabalhadores começaram a retirar a água da lancha para removê-la do local.
Segundo a prefeitura, a embarcação pertence ao Departamento Hidroviário (DH) e foi, por muitos anos, usada na travessia entre Ariri, um bairro de Cananéia e o centro da cidade. No último dia 22 de outubro, a lancha seguia para um estaleiro em Guarujá para reforma. Mas durante o trajeto, sofreu um incidente e precisou ficar atracada na praia de Ilha Comprida.
Na manhã do dia 24, a embarcação, que tem aproximadamente 5 metros de altura, amanheceu encalhada e, no dia seguinte, chegou a ficar parcialmente submersa com a subida da maré. Desde então, o equipamento segue no local aguardando a retirada.
Passados nove dias depois, nesse domingo (31), o Departamento Hidroviário iniciou o esgotamento da água para a retirada da Lancha Valongo I. A operação teve início às 5h, conta com 22 funcionários, e é realizada via bags, trator e guincho.
De acordo com o órgão, após a retirada, a embarcação será rebocada até o Flutuante da Juréia, para verificação subaquática (mergulho) das condições do casco e estrutura. Se houver necessidade, passará por manutenção.