Meio AmbienteUbatuba

Recompensa por caça a tubarões em Ubatuba é denunciada por ambientalistas

Dono da marina se defendeu e disse que houve um mal entendido

Polêmica em Ubatuba. Uma marina teria incentivando a prática da caça de turbarões, onde uma recompensa financeira seria dada. Ambientalistas de 50 órgãos denunciam a iniciativa , que teria sido motivada após dois ataques de animais que ocorreram em menos de 15 dias. De acordo com os pesquisadores, estes epis´´odios são raros e isolados.

A repercussão começou quando surgiu um e-mail disparado pelo presidente do Tamoios Iate Clube viralizar nas redes sociais. Nela, a diretoria da empresa manifesta “preocupação com possíveis danos ao turismo” e anuncia “um prêmio pela captura ou eliminação do organismo causador dos ataques”.

A caça de tubarões é proibida por meio de portaria do Ministério do Meio Ambiente e considerada crime ambiental, com previsão de multa e prisão. Os ambientalistas publicaram uma carta de repúdio e destacaram que a iniciativa pode provocar efeitos sérios e irreversíveis na vida marinha, que já é afetada negativamente por ações humanas, como a poluição.

“Os tubarões são essenciais para o equilíbrio do ecossistema marinho, sendo que diversas espécies de tubarões já se encontram vulneráveis, ameaçadas ou em risco de extinção, e atitudes como essa podem ampliar e causar imenso desequilíbrio ecológico desencadeando diversos problemas, inclusive aos seres humanos”, afirmam os ambientalistas.

Defesa

O comodoro do Tamoios Iate Clube, José Jacyntho de Magalhães afirma que foi mal interpretado e que a mensagem não passava de uma ironia. “Houve má interpretação do que se pretendia. Era uma brincadeira, ironia. Obviamente não vamos levar isso à frente”, afirmou.

Veja a publicação:

Créditos: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Tubarão ataca idosa de 79 anos em praia de Ubatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo