MundoSaúde

Imagem do contágio da variante ômicron é revelada

Pesquisadores explicam que ainda não é possível tirar maiores conclusões

Nesta segunda-feira (29) foi revelada uma imagem da variante ômicron do coronavírus. Ela apontou que a mutação é o dobro do que a variante delta. Ela foi produzida de maneira compuadorizada por pesquisadores hospital Bambino Gesù de Roma, na Itália. Contudo, ainda  não dá para tirar maiores conclusões.

A variante ômicron (B.1.1529) foi identificada pela primeira vez na África do Sul, pelo sistema de vigilância das autoridades sanitárias do país.

Créditos: Cortesia/Hospital Barmbino Gesù

No modelo divulgado pelo hospital italiano – que destaca a proteína S (spike) – é possível notar uma maior concentração de mutações (os pontos vermelhos, com maior variabilidade, e a área cinza onde não há variação).

A proteína S é a que forma a “coroa” do vírus, e funciona como “chave” na hora de se acoplar às células humanas para sua replicação e infecção. É dessa forma que muitas vacinas agem.

Ainda é cedo para conclusões

Os pesquisadores do hospital Bambino Gesù disseram, em um comunicado, que o modelo tridimensional revela “muito mais mutações” na ômicron, mas que ainda é cedo para tirar conclusões.

“[Ter mais mutações] não quer dizer automaticamente que são mais perigosas, diz simplesmente que o vírus se adaptou mais uma vez à espécie humana gerando outra variante”, disseram em nota.

“Outros estudos nos dirão se essa adaptação é neutra, menos ou mais perigosa”, afirmaram os pesquisadores.

A imagem foi feita a partir do sequenciamento da nova variante que foi compartilhado com a comunidade científica.

Os dados que serviram de base para a modelagem foram majoritariamente produzidos por pesquisadores de Botsuana, África do Sul e Hong Kong.

LEIA TAMBÉM

Nova variante da Covid-19 é descoberta na Africa e preocupa especialistas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo