Suspeitos de desvio de cartões bancários dos Correios são investigados
Um funcionário da empresa chegou a ser preso
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis e encontrou diversos cartões bancários e mais de 3 mil correspondências, nesta terça-feira (22), pela Polícia Civil. Até mesmo um simulacro foi encontrado e a missão é apurar os responsáveis pelo desvio de cartões bancários por parte de funcionários dos Correios em São Vicente. Por enquanto, cinco funcionários da empresa são suspeitos pelo crime.
De acordo com a Polícia Civil, em setembro, uma idosa compareceu ao 2º Distrito Policial de São Vicente relatando ter recebido um SMS do banco informando que haviam usado o cartão dela em um estabelecimento na Rua Frei Gaspar. Ela apresentou uma filmagem na delegacia em que um homem aparecia com o uniforme dos Correios utilizando o cartão dela.
Conforme a polícia, o carteiro foi identificado, e no armário dele na empresa, foram encontrados 15 cartões bancários, com nomes diversos, já sem embalagem. Na carteira dele, havia alguns comprovantes de compras, dentre eles, o da compra realizada com o cartão da idosa. O funcionário já era investigado administrativamente por desvio de cartões bancários na agência de São Vicente. Ele foi preso e encaminhado ao 2º DP, onde foi indiciado por estelionato.
Andamento das investigações
Por enquanto, o carteiro detido está em liberdade, mas segue investigado. Além dele, outros quatro empregados da agência de São Vicente estão sendo investigados.
A Polícia Civil apurou que o líder do esquema mora em Boituva, no interior de São Paulo. Ele afirmou que morava com a mãe em Praia Grande, mas, em cumprimento a um mandado de busca à casa da mulher nesta terça-feira, nada foi encontrado.
Ela confirmou que o filho mora em Boituva, e com mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram celulares, equipamentos de informática, mídias, cartões bancários e aproximadamente 3.500 correspondências no imóvel vistoriado na cidade do interior. Por não se tratar de flagrante, o suposto líder do esquema não foi preso.
Em São Vicente, no bairro Quarentenário, foram apreendidas várias correspondências não entregues, algumas violadas, cartões bancários, duas caixas de embalagem de celulares e um simulacro de arma de fogo no endereço de um dos suspeitos.
De acordo com a autoridade policial, o carteiro detido aliciou outros quatro agentes para participarem do esquema, que também estão sendo investigados. Um deles foi transferido para outra agência, outro realiza serviços internos, e dois estão afastados por atestados médicos. Eles também são investigados administrativamente pelos Correios.
Na época da prisão, em nota, os Correios disseram que estão apurando o caso e colaborando com as autoridades. A empresa reiterou considerar inaceitável a conduta do empregado, totalmente dissociada dos padrões e valores defendidos por eles. Devido a isso, adotou medidas disciplinares que se fizeram necessárias.
LEIA TAMBÉM
Caminhão e carreta provocam acidente e interditam a Anchieta