Economia

Ministro vai aos EUA e pode negociar tarifaço de Trump

Mauro Vieira aguarda sinal do governo americano para discutir medida anunciada por Trump; tarifa de 50% entra em vigor em 1º de agosto

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo (27) nos Estados Unidos em meio à crise diplomática provocada pela decisão do presidente Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, segundo Trump, é uma retaliação ao processo judicial que corre no Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vieira permanece no país até quarta-feira (30), com compromissos marcados na Organização das Nações Unidas (ONU) na segunda (28) e terça-feira (29). Ele poderá se deslocar até Washington para negociar uma saída para o tarifaço, caso o governo americano demonstre interesse em abrir diálogo.

A nova tarifa entra em vigor no dia 1º de agosto e atinge setores estratégicos da economia brasileira.

Enquanto aguarda uma sinalização oficial dos EUA, o Itamaraty mantém conversas diplomáticas em outras frentes. Caso não haja resposta até terça, Mauro Vieira retorna ao Brasil e seguirá buscando alternativas para conter os impactos econômicos da tarifa.

LEIA MAIS

Tarcísio anuncia linha de crédito para minimizar impactos do tarifaço dos EUA

Governo Lula reage ao tarifaço de Trump e articula ações políticas e econômicas

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo