Raias e tubarões aparecem em área de mata do litoral
Surgimento misterioso gerou espanto aos indígenas

Uma aldeia indígena foi surpreendida pela aparição de raias e tubarões mortos em Peruíbe. Membros da Aldeia Tapirema chamara as autoridades responsáveis para removê-los do local. A aparição misteriosa em uma área de mata gerou intriga entre os indígenas.
O caso aconteceu nessa quinta-feira (23) e os índios relataram que sentiram um cheiro forte. Um deles, considerado o guerreiro da aldeia foi verificar e encontrou os animais mortos. Ao verem as raias e tubarões mortos, todos ficaram tristes com a cena.
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Peruíbe foi até à Aldeia Tapirema para averiguar o local e a pasta informou que foram encontradas mais de 50 raias e três filhotes de tubarão martelo estavam no local já mortos.

As causas ainda são desconhecidas, mas considera improvável que eles tennham encallhado, devido a distância do local para a praia. A Prefeitura de Peruíbe pontua que o Instituto Biopesca foi o responsável pelo resgate e averiguação do caso, e a Polícia Ambiental pela responsabilização de crimes ambientais.
Segundo o coordenador geral do Instituto Biopesca, Rodrigo Valle, os animais provavelmente foram capturados por redes de pesca de arrasto, que geralmente têm como alvo o camarão. O especialista diz que a prática é autorizada quando executada como técnica artesanal. No caso das raias, ele pontua que elas podem ser comercializadas e, por isso, o ferrão teria sido cortado.
Biopesca responde
Em nota, o instituto diz que a maior parte das raias é da espécie Rhinoptera bonasus, que é conhecida como raia ticonha, e algumas tiveram o seu ferrão cortado. O Biopesca ainda pontua que as marcas sugeriam que os cortes tenham sido feitos com algum tipo de lâmina.
Uma equipe recolheu as carcaças, que apresentavam marcas de interação com rede de pesca, e todas elas foram encaminhadas para análise. Um relatório técnico deve ser elaborado pela equipe de biólogos nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM