Meio AmbientePraia Grande

Banhistas de Praia Grande são surpreendidos com peixe-morcego

Animal estava vivo, mas depois foi devolvido ao mar

A presença de animais marinhos na praia sempre desperta a atenção das pessoas. Em Praia Grande não foi diferente, já que um peixe-morcego deu às caras e chamou a atenção dos banhistas. Ele estava bem e foi devolvido ao mar, não precisando de resgate.

Um instrutor de stand-up o localizou, fez o registro e percebeu que estava vivo. Como o animal não tinha nenhum ferimento, acabou o devolvendo para o mar. O caso ocorreu na Praia do Canto do Forte, onde a aparição de peixes, golfinho, tartarugas, raias e pinguins é frequente. Nenhum órgão ambientla precisou ser acionado.

Conheça mais sobre o peixe-morcego

O peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio) habita a costa brasileira e possui um corpo achatado das costas para a barriga, formando um triângulo.

De acordo com o biólogo marinho Eric Comin, essa espécie é inofensiva, não apresenta valor comercial de pesca, e chama a atenção pelo nado. “Para começar a nadar, ele dá um saltinho para a frente e sai se locomovendo, todo desengonçado, usando as nadadeiras”, explica.

O biólogo esclarece, ainda, que o peixe se alimenta de pequenos peixes e crustáceos, e para caçar, usa uma protuberância em sua cabeça para chamar a atenção das presas. No entanto, o animal não apresenta qualquer risco aos banhistas. Comin aponta, ainda, que o peixe-morcego costuma ficar no fundo do mar, e possui hábitos noturnos, podendo chegar a 30 centímetros de comprimento.

LEIA TAMBÉM

São Vicente é mais uma cidade a contar com um espaço pet

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo