

A temporada de cruzeiros está suspensa, pelo menos até o dia 21 de janeiro, mas já trouxe impacto negativo em Ilhabela. A cidade tinha a previsão de receber cinco escalas, mas com a decisão da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) Brasil, as operações não irão acotecer. O motivo se deve ao surto de Covid-19 que ocorreu em agumas embarcações.
Em Ilhabela, a temporada de Cruzeiro seguiria até março em um total de 34 escalas. A suspensão da Clia, à princípio, é de que não sejam cumpridas as rotas até o dia 21 de janeiro. Com isso, cinco escalas foram suspensas.
A previsão da prefeitura é de que, com isso, o prejuízo para o turismo e comércio local seja de R$ 7,5 milhões. A prefeitura informou que estava cumprindo os protocolos sanitários até a suspensão e previa exigência de teste negativo de Covid-19 antes do desembarque, além de passaporte de vacinação.
Entenda a decisão
A suspensão foi anunciada na segunda-feira (3) após casos de Covid-19 serem confirmados dentro de embarcações e dois navios entrarem em quarentena.
Conforme a Clia, a suspensão temporária e voluntária ocorre com efeito imediato para novas partidas. Somente os cruzeiros já em rota vão finalizar seus itinerários conforme planejado. No Porto de Santos, dois navios estão em quarentena, o Costa Diadema e o MSC Splendida.