![Procon busca reunião com empresas de cruzeiros](../../../wp-content/uploads/sites/3/2022/01/multidao-2-780x470.jpeg)
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Para garantir que os passageiros afetados com a suspensão temporária da temporada de cruzeiros, o Procon-Santos busca uma reunião com a MSC e a Costa Cruzeiros. A missão é obter esclarecimentos sobre reembolsos ou possibilidade de remarcação das viagens suspensas, devido ao surto de Covid-19 entre passageiros e tripulantes.
O coordenador do Procon, Ronaldo Ferreira Silva acompanha a situação dos cruzeiros que tiveram suas viagens interrompidas com passageiros já a bordo. Mas também em relação as viagens canceladas enquanto milhares de passageiros aguardavam no terminal.
A reunião, de acordo com o coordenador, será para esclarecer as condições e prazos de devolução das despesas ou créditos para viagens futuras. Ainda assim, ele esclarece que entende que a retomada ainda está pendente, aguardando a deliberação do tema pelos ministérios da Saúde, Turismo, Justiça, Infraestrutura e Casa Civil.
Segundo o coordenador, os passageiros devem procurar, primeiro, as companhias responsáveis, para tentar reaver os gastos com os cruzeiros suspensos ou cancelados. Caso não consigam retorno das companhias, devem acionar o Procon, para garantir seus direitos como consumidores. Reclamações e dúvidas podem ser enviadas ao e-mail procon@santos.sp.gov.br.
Respostas das companhias
A Costa Cruzeiros afirma que informou aos agentes de viagens e hóspedes dos dois navios da empresa no Brasil que foram afetados pelo cancelamento, e que oferece a opção de transformar o valor pago em voucher de crédito a ser utilizado este ano para embarques até 30 de junho de 2023.
Além disso, segundo a empresa, também será oferecida aos hóspedes a alternativa de reembolsar o valor pago pelo cruzeiro. Os termos devem ser verificados com a empresa e o agente de viagens.
Já a MSC informou que oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até 31 de dezembro de 2022, e adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou ainda o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.
A MSC informou que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.), e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas.
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