Morro de Guarujá volta a sofrer deslizamentos de terra após fortes chuvas
Em 2020, o temporal na cidade causou dezenas de mortes
Os moradores do Morro do Macaco Molhado, em Guarujá, voltaram a viver um pesadelo ocorrido em março de 2020. As fortes chuvas que cairam na quinta-feira (6), voltaram a provocar deslizamentos de terra. No entanto, segundo a Prefeitura, o deslizamento foi de pequeno e médio porte. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil de Guarujá informou que o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 53,8 mm. Já o acumulado mensal está em 96,7 mm. A média prevista para o mês de janeiro é de 297 mm. Além da ocorrência no Morro do Macaco Molhado, foram registradas a queda de duas árvores na estrada entre Guarujá e Bertioga.
Em 2020, quase 40 pessoas foram soterradas e mortas por causa do deslizamento de terra. Mas na ocorrência dessa quitna, feira, de acordo com a prefeitura, não houve vítimas ou danos materiais. Contudo, as equipes da Defesa Civil estão vistoriando o morro do Macaco Molhado na manhã desta sexta-feira (7).
Alerta de chuvas na Baixada
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a previsão de chuvas fortes seguidas por raios e ventos até sábado (8) para a Baixada Santista, região do litoral de São Paulo, e Vale do Ribeira, no interior paulista. A expectativa é que chova entre 100 e 145 mm neste período.
De acordo com o órgão estadual, há previsão de elevados acumulados para todo o período e, como também haverá um grande volume de água caindo em um espaço curto de tempo, existe risco de transtornos.
Diante disso, a recomendação da Defesa Civil é atenção especial para as áreas mais vulneráveis, devido ao risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergências, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Enxurrada invade ruas e avenidas de cidade do Interior de São Paulo