Por vários dias, o caso de faixas deixadas por uma facção criminosa ameaçando ‘dar cacete’ em motociclistas que façam barulho, vem tomando conta do noticiário. Agora foi a vez da Polícia Militar responder e também passou a colocar faixas em algumas comunidades de Cubatão. Nela há a mensagem de que a população denuncie à corporação qualquer informação que tenha sobre crimes.
“Não se deixe intimidar. Possui qualquer informação sobre crime? Denuncie, ligue 181 ou 190. Colabore, confie e conte com a Polícia Militar”, diz a faixa colocada pela PM no bairro Vila Esperança, em Cubatão.
A mensagem deixada pela corporação ocorre alguns dias após faixas alertando e ameaçando motociclistas que costumam “bagunçar” nas comunidades se espalharem por algumas cidades da Baixada Santista. As faixas diziam “proibido tirar de giro e chamar no grau. Sujeito a cacete. Não vamos mais aceitar essas coisas na comunidade”, e foram atribuídas ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Em Cubatão prosseguem as operações em busca dos dois suspeitos acusados de atirarem contra policiais no último dia 28 de dezembro. Um dos envolvidos já foi preso.
Comunicado
O Comando do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior informou, por meio de nota, que no fim de dezembro de 2021, após denúncia de moradores, foram visualizadas as faixas nas comunidades.
Segundo a PM, considerando que a mensagem incitava à violência, as faixas foram retiradas pelos policiais e apresentadas no 1º Distrito Policial de Cubatão, onde foram apreendidas pela autoridade de plantão, que registrou boletim de ocorrência.
A corporação informa que o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 286, traz o delito de incitação à prática de crime, no caso em questão, o crime de lesão corporal. A pena é de detenção de três a seis meses ou multa a quem o pratica.
A Polícia Militar afirma continuará realizando ações no bairro, para coibir o cometimento de infrações, bem como condutas que estimulem a violência. Dessa foram, vai combater a criminalidade e preservando a população.
Com relação às faixas referentes ao Disque Denúncia, a corporação afirma que foram instaladas pela PM duas delas no bairro Vila Esperança, Cubatão, onde está sendo desencadeada a Operação Maré Alta, uma na Rua 25 de Dezembro e outra no Morro do Índio.
A PM afirma que o “objetivo é incentivar a participação da população em geral na Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio do telefone de emergência 190, Disque Denúncia 181 ou webdenuncia.org.br, fornecendo informações importantes e de grande utilidade no combate direto à criminalidade, garantindo uma sociedade mais justa e segura para todos”.
LEIA TAMBÉM
Faixas com ameaças a motociclistas estão presentes em 14 cidades de São Paulo