O mês de fevereiro será especial para celebrar os 100 anos da Semana da Arte Moderna, que marcou a cultura brasileira. E o Museu do Café de Santos vai contar com uma programação e um curso especial. É o curso “Mulheres Modernistas”, ministrado pela professora doutora Regina Teixeira de Barros, nos dias 1, 8, 15 e 22, às 19h.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o curso é dividido em 4 módulos. A ideia da atividade é examinar o trabalho de mulheres que atuaram na área de artes visuais no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, indo além dos nomes mais conhecidos. Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, por exemplo, são largamente consagradas, mas outras artistas também contribuíram de modo relevante para o cenário que se construía, como Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik.
Além de abordar as profissionais em si, a professora Regina – que é doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e curadora de diversas exposições ligadas ao assunto – apresentará o papel da fazendeira Olívia Guedes Penteado junto ao grupo de modernistas, que foi central para a promoção da arte moderna nacional.
Detalhes
Cada encontro contará com temas variados, seguindo a ordem: “Revendo Anita Malfatti” (01/02), “O Brasil de Tarsila do Amaral” (08/02), “Mulheres iluminadas: Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik” (15/02) e “Olívia Guedes Penteado: a dama do modernismo” (22/02).
Com vagas limitadas, as oficinas acontecerão toda terça-feira de fevereiro, às 19h. Será por meio da plataforma Zoom. A turma terá acesso às gravações do conteúdo ministrado por 30 dias, através de link no Youtube.
A capacitação completa tem o custo de R$ 150 e, ao final, os inscritos receberão certificado de participação. Para aderir, é preciso enviar um e-mail ao inscricao@museudocafe.org.br. A equipe do MC responderá com os detalhes de pagamento e as informações de acesso.
Agenda do curso
O curso “Mulheres Modernistas” será a primeira de diversas programações idealizadas pelo Museu do Café para o período. A instituição divulgará, em breve, novas atrações baseadas na mesma pauta, incluindo palestras, leituras, apresentações musicais e oficinas, a fim de discutir a quebra de paradigmas da Semana de 22 e sua influência na contemporaneidade das artes.
Os interessados devem acompanhar o site e as redes sociais (@museudocafe) do equipamento. O endereço do Museu do Café de Santos fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico. O telefone é (13) 3213-1750 e o horário de funcionamento é terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria encerra às 17h)
Os ingressos custam R$ 10,00 e meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 08 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. Mas aos sábados, o ingresso é gratuito.
LEIA TAMBÉM