

Inovação e renovação na saúde. É assim que o robô Da Vinci Xi chega para dar mais dinamismo, eficiência e qualidade nas cirurgias. A Santa Casa de Misericórdia de Santos começou, neste sábado (15) a realizar cirurgias usando o equipamento robótico. E a cirurgia robótica é a primeira a acontecer em todo o Litoral.
Dessa forma, a Santa Casa passa a oferecer o melhor recurso de tecnologia cirúrgica, com a realização de procedimentos complexos e minimamente invasivos, com a máxima segurança do paciente. É o que garante o provedor Ariovaldo Feliciano, que conta também como e quando foi a busca pelo investimento.
“A aquisição começou em março de 2021 e após contatar a empresa alemã, tratamos da importação. Ele chegou em dezembro e é o décimo primeiro a existir em todo o Brasil. O futuro da saúde é a robótica e a Santa Casa sai na frente”, explica.
Já a enfermeira Liziane Paraguai deu detalhes sobre o funcionamento da cirurgia robótica. “A robótica veio com a tecnologia avançada. Tem sete graus de liberdade e elas conseguem fazer um giro de 540ºC, que são mais precisas do que a mão humana. O cirurgião conta com o console que faz o manuseio, sem precisar estar na sala, mas tem uma visão privilegiada com as câmeras internas para fazer a cirurgia”, conta.
Liziane ainda revela que a cirurgia robótica é tão eficaz que não provoca tantos danos nem sangramentos. “Na cirurgia convencional, a pessoa perde um litro de sangue. Mas com a cirurgia robótica, nem 100 milímetros de sangue são perdidos. Assim, a recuperação fica bem mais rápida. Eu não imaginava viver este momento e foi um sonho que se realiza. Espero que venham mais equipamentos robóticos para agregarem a todo o sistema de saúde”.
Veja os vídeos:
Cirurgia
A cirurgia deste sábado foi para retirar um tumor, em razão de um câncer. O paciente contemplado com a cirurgia pioneira foi um idoso de 66 anos. Segundo o médico urologista, Dr. Matheus Miranda Paiva o procedimento foi chamado de Prostatectomia Radial Robótica, que consiste na remoção completa da próstata através do sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, o que permite total controle do procedimento..
O médico é referência em cirurgia robótica e ele explicou como foi a intervenção e a sensação de liderar uma cirurgia inovadora. “Uma sensação muito boa de participar da inovação tecnológica da Santa Casa e de escolher a performance que permite o paciente a ter recuperação rápida, com a mínima dor e sangramento. O equipamento será usado para diversas cirurgias, mas principalmente para a retirada de tumores e de câncer”, explica.
“As áreas menores do corpo, como a pelve humana, o robô facilita o uso, a abordagem e a retirada do tumor. Não precisamos fazer corte, basta orifícios e a visão em 3D Full HD ajuda a ter um procedimento mais seguro. A equipe está bem treinada e pronta para fazer diversas cirurgias”.
Já o Dr. Eloi Moccellin falou do desafio de trabalhar do modo inovador. “Fizemos cursos e toda uma preparação para este procedimento cirúrgico em São Paulo e a sensação é de emoção pura de contarmos com este serviço na nossa casa. É um equipamento de primeiro mundo e chega para mudar e evoluir a saúde da Região”.
O robô Da Vinci Xi
Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.
LEIA TAMBÉM
Santa Casa vai realizar a primeira cirurgia robótica da Baixada Santista