Praia Grande inicia vacinação da 4ª dose contra a Covid-19 em imunossuprimidos
Quem tomou a terceira dose há quatro meses poderá ser imunizado


Praia Grande está em festa com os 55 anos de emancipação político-administrativa e quem ganhou o presente foram as pessoas imunossuprimidas. Nesta quarta-feira (19), eles poderão tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19.
Além de ter 18 anos ou mais, para ser vacinado com a quarta dose, é necessário ter um intervalo mínimo de quatro meses após a vacinação com a terceira dose. A orientação é válida para todos os imunizantes.
De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, aqueles que já atingiram o intervalo mínimo podem se dirigir a uma das 30 Unidades de Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Finais de semana e feriados, como é o caso desta quarta, quando se comemora o aniversário da cidade, o Ginásio Rodrigão vacina das 9h às 15h.
Os pacientes imunossuprimidos deverão levar o comprovante de vacinação com a terceira dose realizada há, no mínimo quatro meses, além de documento pessoal, comprovante de residência e laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde. Por enquanto, poderão tomar a quarta dose apenas os pacientes imunossuprimidos.
Os pacientes imunossuprimidos habilitados a tomar a quarta dose são:
- Imunodeficiência primária grave.
- Quimioterapia para câncer.
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)).
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
- Pacientes em hemodiálise.
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
LEIA TAMBÉM
Brasil bate recorde de casos diários de Covid-19 com 132 mil enfermos