Chuvas fortes chegam para amenizar o calor histórico na Baixada Santista
Prefisão da Defesa Civil é que o volume de chuva para o fim de semana seja de até 250 milímetros


A quinta-feira (27) ficou marcada por um calor recorde que não fazia desde 2003 na Baixada Santista. As temperaturas chegaram a 41,7ºC, mas a tendência é que o tempo mude bruscamente e o sol dê lugar para chuvas fortes.
Segundo a Defesa Civil do Estado, foi emitido um alerta de chuvas fortes para a região a partir desta sexta-feira (28). Segundo o órgão, as chuvas podem variar de 200mm a 250mm, e devem acontecer até domingo (30).
Conforme o alerta, a previsão é de pancadas de chuva seguidas de raios e ventos. Além da Baixada Santista, o Vale do Ribeira também deve manter atenção. Segundo a Defesa Civil, as chuvas podem atingir 300mm dentro do mesmo período na região.
Diante do cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergências, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O órgão ainda destaca a importância de a população acompanhar os veículos de comunicação, e se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Para acionar o serviço, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199, informando o CEP de onde reside. Alertas específicos serão enviados quando a Defesa Civil julgar necessário.
LEIA TAMBÉM