Baixada Santista começa a vacinar crianças contra a Covid-19 dentro de escolas
Medida faz parte da chamada 'Semana E'
Pelo menos quatro cidades da Baixada Santista vão começar a vacinar crianças contra a Covid-19 dentro das escolas municipais já nesta semana. A ação denominada de ‘Semana E’, do Governo de São Paulo, será executada em Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.
Em São Vicente, a imunização infalntil contra o coronavírus começou nesta segunda-feira (21) e segundo informa a Secretaria de Saúde, será preciso que as crianças apresentem um termo de autorização do responsável. O horário do início da aplicação das doses em todos os dias será às 11h da manhã e encerra às 14h. A Secretaria de Saúde de São Vicente afirma que 19.295 crianças, de 5 a 11 anos, já receberam a vacina contra a Covid-19, o que representa 55% do público alvo.
Em Peruíbe, a “Semana E” de vacinação começa nesta terça-feira e será realizadas das 11h às 13h e das 16h30 às 18h. Segundo a prefeitura, os horários foram escolhidos para que os pais possam estar presentes para acompanhar a vacinação.
Itanhaém ainda realiza o planejamento da campanha e o cronograma das escolas. Segundo a prefeitura, a imunização nas unidades escolares deve iniciar na quarta-feira (23).
Vacina em Praia Grande
Em Praia Grande, o esquema de vacinação também começou nesta segunda-feira (21), sendo que a cada dia da semana haverá a vacinação em uma unidade escolar diferente. À princípio, cinco escolas atuam como postos de vacinação, porém a prefeitura ressalta que pode haver ampliação para maior cobertura vacinal.
Os pais ou responsáveis devem assinar o Termo de Concordância disponibilizado pela escola. Este é o único documento exigido para que aluno seja vacinado. A presença de um responsável no momento da vacinação também não é obrigatória. O preenchimento do Termo não será necessário caso o pai ou responsável esteja presente no momento da aplicação da dose.
As crianças devem apresentar o documento de identidade e comprovante de residência em nome do responsável, documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento), caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF, documento que comprove a comorbidade ou autismo, quando for o caso e o pré-cadastro no site Vacina Já.
Acompanhe os dias e endereços da vacinação nas escolas
São Vicente
- 21/02- EMEF Professor Constante Luciano Choulmout – AV. Antônio Emerick 504 – Vila Cascatinha
- 22/02- EMEF FRANCISCO Martins Dos Santos – Rua Dr. Donald Alexandre Kelman 255 – Jardim Rio Branco
- 23/02 – EMEF Prof Jacob Andrade Câmara – Rua Stelio Machado Loureiro 1071 – Vila Fátima
- 24/02 – EMEF Prof Leonor Guimarães Alves Stoffel – Rua Oeiras s/n – Samaritá
- 25/02- EMEF Raquel De Castro Ferreira – Av. Nilton Prado 503 – Parque Bitaru
Praia Grande
- 21/02- E.M Wilson Guedes -R. Cort. Manoel Rodrigues Procópio do Vale, 195 – Samambaia
- 22/02– E.M Carlos Roberto Dias – Rua Duque de Caxias, 999 – Boqueirão
- 23/02 – E.M Mahatma Gandhi – Av. Dr. Antônio Sylvio Cunha Bueno, s/nº – Jardim Melvi
- 24/02 – E.M Rubens Lara – Av. Ana Pereira da França, 249 – Balneário Esmeralda
- 25/02 – E.M Fued Temer – Rua Leme, 27 – Guilhermina
Peruíbe
- 22/02 – Escola José Veneza Monteiro – Jd Veneza, Peruíbe
- 23/02 – Escolas Prefeito José Roberto Preto – Av. Cezário Maria Faria, 135 – Bairro do Guarau; e Profª Maria Lúcia Brito da Silva – Av. Comendador Elvino Malagoli, 339 – Balneário Garça Vermelha
- 24/02 – Escolas Profª Carmen Cleuser Fraga Pimentel – R. Cardeal Março Antônio Barbarigo, s/nº – Jardim Caraguava ; e Álvaro Pereira Gaspar Filho – Av. Dr. Tancredo de Almeida Neves, 2597 – Jardim Caraminguava
- 25/02 – Escolas Profª Adriana Aparecida Almeida dos Santos – S/N, R. Genoveva Alves Da Silva – Estância Antonio Novaes; e Douglas Anderson Toni – Rua Constante Veronese, 1025 – Belmira Novaes.
Outras cidades
Enquanto isso, outras cidades da Baixada Santista vivem um misto de indefinição ou até mesmo de não aderir à vacinação contra a Covid-19 nas escolas. São os casos de Bertioga, Mongaguá e Santos.
No caso de Santos, a Secretaria de Saúde informou que não haverá a vacinação contra a Covid-19 nas escolas da cidade. A imunização infantil ocorre nos postos de vacinação espalhados pela cidade. Já em Bertioga, a prefeitura não se manifestou sobre o assunto.
Em Mongaguá, a prefeitura alega que já vacinou 4.856 crianças de 5 a 11 anos, o que representa 93,88% do público infantil da cidade. A cidade continuará vacinando nos postos de saúde, mas não realizará atendimentos nas escolas.
Incerteza
A prefeitura de Guarujá informou que realizou uma reunião com todos os diretores de unidades de ensino sobre a possibilidade de aderir à campanha estadual. Desde a última quinta-feira (17), foi iniciada a aplicação de uma pesquisa junto às famílias sobre a vacinação para crianças nas escolas. A partir da devolutiva da pesquisa, o município realizará a imunização nas escolas municipais.
Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que as secretarias de Educação e Saúde estão se reunindo para definir os detalhes da ‘Semana E’ na cidade. Porém, ainda não há certeza sobre a sua realização.
LEIA TAMBÉM