Saúde

Pela primeira vez no ano, São Paulo tem queda de mortes por Covid-19

De acordo com o Governo Estadual, o índice de redução foi de 11%

Ainda é muito cedo para comemorar e os cuidados com a Covid-19 devem continuar. Mas a boa notícia é que a média móvel de mortes semanais caiu no Estado de São Paulo. Esta foi a primeira redução de óbitos em 2022 e de acordo com dados do executivo paulista, foram 11% de mortes a menos se comparado à semana do dia 12 de fevereiro.

Segundo o Governo de São Paulo, foram 1.693 mortes causadas pelo coronavírus entre os dias 13 e 19 de fevereiro, contra 1.905 entre 6 e 12 de fevereiro. Antes disso, os dados de São Paulo ao longo de janeiro mostraram aumentos semanais consecutivos.

Na segunda semana de janeiro, houve um aumento de 115% em relação à anterior, seguido de altas semanais de 118%, 87%, 25% e, finalmente, um acréscimo de 11%, antes da queda de 11% registrada na última semana.

Problemas para divulgar casos

Durante o mês de janeiro, o estado teve problemas com a notificação de casos e mortes por Covid-19 após o sistema usado pelo Ministério da Saúde viver um apagão.

Por conta disso, alguns registros podem ter ficado represados no começo do ano. Pesquisadores ficaram diversas semanas sem acesso aos dados, e profissionais de saúde relataram dificuldades para inserir os números.

As médias móveis de mortes e casos por Covid-19 também estão em leve queda no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (23) a média móvel diária de mortes é de 232. A variação é de -17% em comparação com 14 dias atrás, o que indica tendência de queda, segundo especialistas. Já a média móvel diária de novos casos é de 12.482 nesta quarta. O número é 10% menor que o verificado há 14 dias, o que aponta tendência de estabilidade.

Internações

As novas internações por Covid-19 no estado de São Paulo apresentaram tendência de queda nos últimos dias. Na região metropolitana, especificamente, a média móvel de hospitalizações pela doença atingiu o menor número desde o início do ano no último sábado (19).

Após um longo período de queda, as internações por Covid-19 voltaram a subir entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 com a chegada da variante ômicron. Assim, elas chegaram a uma média de 776 novas hospitalizações diárias em 28 de janeiro.

Desde então, o indicador está em queda na Grande São Paulo. Os números do estado inteiro também mostraram uma desaceleração nas internações por Covid-19, mas a média de internações, neste caso, ainda não é a menor de 2022.

LEIA TAMBÉM

Mais um autoteste para Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo