EsporteMundo

Rússia perde eventos esportivos de futebol e da Fórmula 1 por conta da guerra

País teria a final da Liga dos Campeões e a realização do grande prêmio da F1

A Rússia vem sofrendo uma série de sanções por conta da invasão e dos ataques que tem feito contra a Ucrânia. No esporte, os russos iriam sediar a final da Liga dos Campeões da Europa, em São Petersburgo e também o Grande Prêmio de Fórmula 1. Os dois eventos foram cancelados.

No caso da Liga dos Campeões, a UEFA, determinou a mudança da sede da grande decisão, marcada para 28 de maio. Mas agora ela vai acontecer no Stade de France, em Paris, capital da França.

“A Uefa gostaria de expressar seu agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo apoio pessoal e comprometimento para que o jogo de clubes mais prestigiado da Europa fosse movido para a França, neste tempo de crise sem paralelos. Junto com o governo francês, a Uefa vai dar suporte a vários envolvidos para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento — declarou a Uefa.

Além disso, na reunião ocorrida pelo Comitê Executivo da UEFA, os clubes da Rússia e da Ucrânia, assim como seleções em competições continentais, terão de mandar seus jogos em estádios neutros, “até segunda ordem”.

Fórmula 1

A Rússia também perdeu a realização do Grande Prêmio. Em um comunicado, a categoria disse observar os desdobramentos no Leste Europeu com “tristeza e choque”. Também foi apontado o papel unificador do esporte como razão para a mudança. A prova estava marcada para 25 de setembro e ainda não tem uma substituta. Contudo a Turquia surge como principal candidata.

“O Campeonato Mundial da Fórmula 1 visita países ao redor de todo o mundo com uma visão positiva de unir pessoas e unificar nações. Estamos observando os acontecimentos na Ucrânia com tristeza e choque, e esperamos por uma resolução sadia e pacífica para a situação atual. Na quinta-feira de tarde a Fórmula 1, a FIA e as equipes discutiram a posição do nosso esporte e a conclusão foi que, incluindo a visão de todas as partes interessadas, será impossível realizar o GP da Rússia nas atuais circunstâncias”, diz o comunicado.

A etapa está presente no calendário da F1 desde 2014, promovida no Circuito de Sochi. A cidade, palco das Olimpíadas de Inverno de 2014 (realizada no Parque Olímpico onde se localiza o autódromo) fica na costa do Mar Negro, a cerca de 1600 km da capital Moscou e 700 km das fronteiras com a Ucrânia.

LEIA TAMBÉM

Tropas da Rússia se aproximam da capital ucraniana Kiev

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo